Coleta de dados para pesquisas e rankings

Esta página tem o intuito de informar a comunidade universitária sobre Pesquisas nacionais, coletas de dados e informações relevantes e rankings internacionais, suas metodologias, como e quando ocorre a coleta de dados, os dados necessários e os resultados da UFSC.

Abaixo seguem alguns esclarecimentos sobre:

Como funcionam os rankings internacionais?

Os rankings internacionais avaliam o desempenho de diversas universidades ao redor do mundo e permitem a comparação entre elas, com base em diversos indicadores.Essas classificações globais podem servir para as instituições analisarem em quais fatores têm resultados melhores ou piores e se os seus investimentos em certas áreas estão dando retornos. Além disso, oferecem uma visão das universidades para os estudantes que ainda estão indecisos onde desejam estudar. Como cada ranking utiliza critérios específicos para fazer a avaliação, é importante entender a metodologia de cada um e consultá-los levando em consideração os itens determinantes para atingir as suas metas educacionais, como foco em pesquisas, excelência do corpo docente ou reputação no mercado de trabalho.

(fonte: https://querobolsa.com.br/revista/como-funcionam-rankings-universitarios-internacionais) 


De quais rankings a UFSC participa?

1. THE World University Ranking;
2. THE Latin America;
3. THE Impact Ranking;
4. QS World University Ranking;
5. QS Latin America;
6. QS ESG;
7. QS Reputation Ranking

Impact rankings

Apresentação sobre a participação da UFSC no Impact ranking 2023

Acesse aqui a apresentação realizada para os setores participantes na coleta de dados sobre o Impact Rankings

Arquivo usado na apresentação

 

Metodologia e indicadores

Acesse aqui os critérios avaliados em cada um dos ODS.

Acesse aqui a metodologia do Impact Rankings 2023.

 

Setores participantes e calendário de Coleta de dados
Atualmente, esses são os setores para os quais solicitamos informações para este ranking. Pode haver alterações se for identificado que algum indicador é medido por outro setor. Nesse caso, por gentileza, entrem em contato.
PRAE; PROAFE/SAAD; DPGI; DGO; GR; PROPESQ; Dir. Inovação; Prefeitura universitária; SeCArtE; CGA; CCS; CCA; Campus de Curitibanos; Departamento de Aquicultura; Coordenadoria especial de Oceanografia

Calendário:
Solicitação das informações às unidades: 16/09/2022
Abertura da plataforma: 19/09/2022
Data limite para envio das informações: 07/10/2022

 

Publicação de resultado do Impact Rankings

Acesse aqui o resultado do Impact Rankings 2022

 

Pesquisa COBRADI

O que é?

Pesquisa COBRADI mede a cooperação prestada pelo Governo Brasileiro a outros países, com foco na contribuição do Brasil para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. A pesquisa é realizada pelo IPEA desde 2010 e, nesta edição, tem como diferenciais a inclusão das Instituições de Educação Superior (IES) e a coleta de dados sobre Cooperação Sul-Sul

 

Informações de apoio sobre a pesquisa COBRADI

 

CONSULTA: Ações em andamento e demandas de internacionalização na UFSC

Detalhes da iniciativa e link para participação

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) dirige-se à comunidade de professores e técnico-administrativos da UFSC para uma consulta voltada ao mapeamento das atividades/ações de internacionalização em andamento na Universidade, bem como ao conhecimento das necessidades/demandas de internacionalização por parte de professores, técnico-administrativos e unidades acadêmicas e administrativas.

A participação de todas e todos contribuirá para que a SINTER obtenha um panorama mais amplo das iniciativas de internacionalização em curso e desenvolva suas estratégias de forma mais alinhada às necessidades da UFSC, respeitando os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024.

Para fins específicos desta pesquisa, entende-se internacionalização como um amplo conjunto de interações entre indivíduos, redes e instituições que ocorrem em nível internacional. Diversas são as possibilidades de iniciativas de internacionalização da educação superior existentes, sendo algumas delas: a mobilidade internacional acadêmica e profissional; a condução de projetos e atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão; a dupla diplomação; a cotutela; a oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros; a oferta de disciplinas na modalidade Collaborative Online International Learning (COIL); o intercâmbio virtual; a orientação acadêmica a estudantes internacionais; o envolvimento com instituições públicas e organizações internacionais de diversas naturezas; a organização de eventos internacionais; a realização de publicações conjuntas com pesquisadores internacionais, entre outras.

O formulário está organizado em quatro partes:

  1. Dados gerais do respondente;
  2. Atividades/ações de internacionalização já realizadas;
  3. Atividades/ações de internacionalização em andamento;
  4. Necessidades/demandas de internacionalização.

O período para a participação na pesquisa é de 22 de setembro a 30 de novembro de 2022.

Acesse aqui o formulário e participe!