Secretário de Relações Internacionais da UFSC visita a Universitat Oberta de Catalunya

A sede administrativa da Universitat Oberta de Catalunya.

Universitat Oberta de Catalunya [Universidade Aberta da Catalunha] (UOC) é uma universidade privada vocacionada para o ensino a distância, sediada em Barcelona, na Espanha. Ela é a primeira universidade do mundo a ter um campus virtual.

Confira abaixo o relato do Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, que visitou a UOC:

Inscrito para participar da 32ª Conferência da EAIE (European Association for International Education), achei importante conhecer uma universidade da Catalunha na atividade “Campus Experience”. Me chamou a atenção a universidade com o nome Universitat Oberta de Catalunya (UOC), mas me surpreendi sobre o significado de “Aberta”. O nome, para eles, significa que o estudante não precisa estar presente na universidade. E assim, conheci a primeira universidade totalmente online, fundada em 1995. Uma experiência interessante e inesperada.

Essa universidade vem crescendo ano a ano e no período 2019-2020 contava com mais de 70 mil estudantes de 142 países em cursos de graduação e pós-graduação, 478 professores permanentes e 5.300 professores colaboradores e 667 pessoal de gestão. As práticas, quando necessárias, são realizadas em outras instituições no local onde o estudante está.

A pandemia nos obrigou ao ensino remoto, e certamente abriu o debate sobre ensino online, o que é muito diferente de aulas remotas. Na UFSC chamamos de ensino à distância (EaD), o que outros chamam de cursos online. São outras metodologias de ensino e aprendizado, que dependem muito dos estudantes e sua motivação. Tem aspectos positivos e negativos. Como positivos me parece o fato de viabilizar o ensino para quem trabalha, tem família, ou não tem condições de se manter na cidade onde está a universidade. Nessa perspectiva é inclusivo, dando oportunidade de estudos a quem de outra forma não teria. De fato, a faixa etária dos estudantes da UOC é na sua maioria acima de 30 anos. E tem o aspecto muito negativo do estudante não viver a Universidade e seu cotidiano, não socializar, não conhecer os colegas e os professores, e de ter o ensino sempre através do contato frio de uma tela de computador. O ensino online está aí, cabe a nós (UFSC) avaliar sua relevância, utilidade e oportunidade.