Chamada 4/2023/NILT/SINTER – Demandas de cursos e tradução Língua Alemã (Até 31/10)

A  coordenação pedagógica e de tradução em língua alemã do Núcleo Institucional de Língua e Tradução (NILT), em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), consulta a comunidade universitária da UFSC a respeito de suas necessidades, tanto de cursos de capacitação quanto de tradução de documentos acadêmicos Alemão-Português e Português-Alemão, que estejam diretamente relacionados à internacionalização da UFSC.

Os cursos oferecidos pelo Núcleo visam, prioritariamente, preparar técnicos e docentes, e ainda estudantes, para o processo de internacionalização de nossa Instituição, com temáticas como: produção de resumos em alemão para trabalhos acadêmicos, ambientação cultural, escrita de cartas de motivação, leitura e escrita de e-mails institucionais e outras demandas que poderão ser detectadas a partir dessa pesquisa.

Sobre a tradução, a ideia é traduzir, por meio de chamadas realizadas pelo NILT, documentos estritamente acadêmicos como: programas de disciplinas, planos de ensino, resumos de trabalhos acadêmicos e/ou outras demandas que poderão ser detectadas a partir dessa consulta.

Para que se possa realizar a programação de cursos e tradução de língua alemã do NILT para o ano de 2024, solicita-se que os setores da UFSC (como: unidades, departamentos, coordenadorias, secretarias, pró-reitorias, CAs, empresas juniores, PETs) se organizem, observem quais as demandas que se apresentam e encaminhem, até dia 31 de outubro, pelo e-mail silvana.gaspari@ufsc.br, uma breve mensagem indicando:

• o setor que identifica a demanda;
  • nome da pessoa do setor que será responsável pelo contato direto com a coordenação geral do NILT;
  • e-mail pelo qual pode ser feito contato;
  • tipo de curso de capacitação em alemão* ou de tradução** que tem interesse.

*   Ex. de curso: produção de resumos em alemão para trabalhos acadêmicos; ambientação cultural; escrita de cartas de motivação; leitura e escrita de e-mails institucionais e outras demandas que poderão ser detectadas a partir dessa pesquisa.
** Ex. de tradução: programas de disciplinas; planos de ensino; resumos de trabalhos acadêmicos e/ou outras demandas que poderão ser detectadas a partir dessa consulta.

Lembrando sempre que as demandas devem estar dentro das propostas do NILT, que podem ser melhor conhecidas pelo site https://niltsinter.ufsc.br/