Coleta de dados para pesquisas e rankings
Esta página tem o intuito de informar a comunidade universitária sobre Pesquisas nacionais, coletas de dados e informações relevantes e rankings internacionais, suas metodologias, como e quando ocorre a coleta de dados, os dados necessários e os resultados da UFSC.
Esclarecimentos:
Como funcionam os rankings internacionais?
(fonte: https://querobolsa.com.br/revista/como-funcionam-rankings-universitarios-internacionais)
De quais rankings a UFSC participa?
1. THE World University Ranking;
2. THE Latin America;
3. THE Impact Ranking;
4. QS World University Ranking;
5. QS Latin America;
6. QS ESG;
7. QS Reputation Ranking
Impact rankings
Apresentação sobre a participação da UFSC no Impact ranking 2023Acesse aqui a apresentação realizada para os setores participantes na coleta de dados sobre o Impact Rankings
Metodologia e indicadores
Acesse aqui os critérios avaliados em cada um dos ODS.
Acesse aqui a metodologia do Impact Rankings 2023.
Setores participantes e calendário de Coleta de dados
PRAE; PROAFE/SAAD; DPGI; DGO; GR; PROPESQ; Dir. Inovação; Prefeitura universitária; SeCArtE; CGA; CCS; CCA; Campus de Curitibanos; Departamento de Aquicultura; Coordenadoria especial de Oceanografia
Calendário:
Solicitação das informações às unidades: 16/9/2022
Abertura da plataforma: 19/9/2022
Data limite para envio das informações: 07/10/2022
Publicação de resultado do Impact Rankings
Acesse aqui o resultado do Impact Rankings 2022
Pesquisa COBRADI
O que é?Pesquisa COBRADI mede a cooperação prestada pelo Governo Brasileiro a outros países, com foco na contribuição do Brasil para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. A pesquisa é realizada pelo IPEA desde 2010 e, nesta edição, tem como diferenciais a inclusão das Instituições de Educação Superior (IES) e a coleta de dados sobre Cooperação Sul-Sul.
Informações de apoio sobre a pesquisa COBRADI
- Homepage
- Vídeo tutorial
- Guia de orientações
- Guia para IES
- Ferramenta de coleta de dados
- Webinário UFSC
- Evento de lançamento do Relatório Parcial COBRADI 2021
- Relatório Parcial COBRADI 2021
- E-mail para envio de sugestões sobre o Relatório Parcial COBRADI 2021 (Até 31/1/2023): cobradi@ipea.gov.br.
CONSULTA: Ações em andamento e demandas de internacionalização na UFSC
Detalhes da iniciativa e link para participaçãoA Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) dirige-se à comunidade de professores e técnico-administrativos da UFSC para uma consulta voltada ao mapeamento das atividades/ações de internacionalização em andamento na Universidade, bem como ao conhecimento das necessidades/demandas de internacionalização por parte de professores, técnico-administrativos e unidades acadêmicas e administrativas.
A participação de todas e todos contribuirá para que a SINTER obtenha um panorama mais amplo das iniciativas de internacionalização em curso e desenvolva suas estratégias de forma mais alinhada às necessidades da UFSC, respeitando os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024.
Para fins específicos desta pesquisa, entende-se internacionalização como um amplo conjunto de interações entre indivíduos, redes e instituições que ocorrem em nível internacional. Diversas são as possibilidades de iniciativas de internacionalização da educação superior existentes, sendo algumas delas: a mobilidade internacional acadêmica e profissional; a condução de projetos e atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão; a dupla diplomação; a cotutela; a oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros; a oferta de disciplinas na modalidade Collaborative Online International Learning (COIL); o intercâmbio virtual; a orientação acadêmica a estudantes internacionais; o envolvimento com instituições públicas e organizações internacionais de diversas naturezas; a organização de eventos internacionais; a realização de publicações conjuntas com pesquisadores internacionais, entre outras.
O formulário está organizado em quatro partes:
- Dados gerais do respondente;
- Atividades/ações de internacionalização já realizadas;
- Atividades/ações de internacionalização em andamento;
- Necessidades/demandas de internacionalização.