Sobre a SINTER

Worldwide-international-communication-conceptA Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) é o órgão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que tem por objetivos primordiais promover a interação com organismos e instituições internacionais de ensino superior, apoiar e implementar acordos de cooperação técnica, científica e cultural, bem como viabilizar o intercâmbio de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Clique aqui para conhecer o Regimento Interno da SINTER.

Internacionalização

A UFSC apoia e implementa ações para viabilizar a mobilidade de estudantes, técnico-administrativos e professores. Com uma ativa política de internacionalização, que a destaca entre as melhores universidades do país, no final de 2015 foram cerca de 1.034 estudantes, docentes e técnico-administrativos da UFSC que realizaram intercâmbio em instituições estrangeiras em 2015, sendo 96 de intercâmbio por acordo bilateral. No mesmo período, cerca de 628 estudantes, docentes e técnico-administrativos estrangeiros recebidos no campi da UFSC, sendo 318 de intercâmbio por acordo bilateral.

A participação em programas internacionais como Ciência sem Fronteiras, Erasmus, Escala AUGM, PEC-G e PEC-PG, Pró-Haiti, USAC, entre outros, resulta em crescentes oportunidades para a comunidade universitária e promove a internacionalização dos campi. A colaboração bilateral com instituições estrangeiras aumentou significativamente nos últimos anos, alcançando 294 convênios em 44 países em todos os continentes, e com mais de 100 convênios em fase de negociação no final de 2015.

A política de internacionalização da UFSC visa promover a excelência científica e tecnológica do país e proporcionar solidariedade entre os povos. As ações de internacionalização são articuladas com os objetivos do ensino de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, elevando a qualidade acadêmica da Instituição.