SINTER promove Dia de Angola na UFSC, com palestra do Embaixador de Angola

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá, no dia 9 de maio de 2013 (quinta-feira), o Dia de Angola na UFSC.

O evento acontecerá às 14 horas, na Sala dos Conselhos do Prédio da Reitoria e será aberto à comunidade, com coffee-break no intervalo.

Na ocasião, estarão presentes o Embaixador de Angola no Brasil, Sr. Nelson Manuel Cosme, que fará a palestra “Angola: Oportunidades de Negócios e de Investimentos – A Participação do Brasil”a Reitoria da UFSC, Profa. Roselane Neckel e o Secretário-Adjunto de Relações Internacionais do Governo do Estado de Santa Catarina, Sr. Filipe Mello. Além disso, haverá apresentações de projetos da UFSC relacionados a Angola e à África, além de relatos de pessoas que vivenciaram experiências na Angola e de estudantes angolanos na UFSC.

Acesse aqui a programação do evento.

ANGOLA

Angola é o país do continente africano que mais se aproxima do Brasil, não apenas por ser uma nação de língua portuguesa, mas também devido aos seus aspectos geográficos, históricos, culturais e étnicos. Além dessa proximidade, Angola desperta a nossa atenção pelo desenvolvimento acelerado em que se encontra, alavancado por riquezas como petróleo, diamantes e pescado, bem como pela fase de paz e estabilidade política que o país vivencia desde 2002.

A cooperação científica e cultural entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e instituições de ensino angolanas ainda é incipiente. Mudar essa realidade é uma das prioridades da gestão e, para isso, a UFSC enviou recentemente à Angola uma missão oficial, composta por quatro professores, com o intuito de ampliar as relações entre os países. Além disso, a UFSC está promovendo um evento dedicado a esse país amigo, que será aberto a toda a comunidade florianopolitana.