UFSC Participa do Encontro Nacional do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)

pecgA Coordenadora de Programas da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), Zulmira da Silva, participou do Encontro Nacional do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com parceria do Itamaraty. O evento, que ocorreu no período de 27 a 28 de novembro de 2014, nas dependências do MEC, em Brasília, contou com a representação de mais de 80 universidades participantes do PEC-G, incluindo federais, estaduais, privadas e outras. Além das autoridades, alguns estudantes do PEC-G também participaram.O PEC-G constitui um dos instrumentos de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a outros países em vias de desenvolvimento, especialmente da África, América Latina e Ásia.

O encontro teve como objetivo comemorar os 50 anos de existência do PEC-G e refletir sobre a importância do Programa, buscando melhorias constantes para o futuro. Para isso, parte do evento foi dividido em 4 grupos de trabalho: vida acadêmica dos estudantes; a rede de ex-alunos; estratégias de gestão nas IES e ensino de língua portuguesa para os estudantes.

O PEC-G proporciona uma troca de experiências e nos mostra que temos muito a aprender para construir uma sociedade melhor e aceitar as diferenças”, declarou o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa e acrescentou que “colaborar é melhor que competir”.

O evento também chama a atenção para que as instituições (estudantes, professores, e servidores) tenham consciência de que o PEC-G, mesmo que porventura requeira ações de assistência, é antes de tudo um programa de cooperação, uma troca que fortalece a amizade entre os países com o qual o Brasil mantém acordo bilateral. Sendo assim, cada IES tem como atividade acolher os estudantes que foram selecionados para esse programa e acompanhar sua vida acadêmica, contribuindo com ações para a sua permanência.

No período de 2000 a 2013 ingressaram no Brasil 6.391 estudantes. O percentual de estudantes que se formam nesse programa é de 80%. Na UFSC, no decorrer desse período, foram 150 estudantes que colaram grau. E conforme prevê o Decreto 7948, cada estudante recebe o seu diploma somente na Embaixada do Brasil no seu país de origem.

A UFSC tem tradição na parceira desse programa, oferecendo anualmente as vagas que são captadas nos cursos através do DAE, culminando na Portaria firmada pela Reitoria e enviada ao MEC. A SINTER, setor responsável pela gestão do PEC-G na UFSC, tem se dedicado nesse importante processo de internacionalização administrando as ações que o Programa requer.

Atualmente a UFSC conta com 95 estudantes ativos nos mais diversos cursos. Esses estudantes são oriundos dos seguintes países: Angola, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti, Honduras, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Peru, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Conforme resultado da seleção divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 2015 a UFSC receberá mais 32 estudantes PEC-G.

Mais informações sobre o PEC-G no Decreto nº 7.948, de 12 de março de 2013.