Programa de Mobilidade Virtual UFSC – PMV

19:10:28

O advento da pandemia de Covid-19 acelerou o processo já previsto por nossa universidade quanto a mobilidade virtual. Assim para complementar outras iniciativas já em andamento, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu seu Programa de Mobilidade Virtual de cursos de extensão (PMV). A iniciativa pretende fortalecer relações com nossos parceiros estrangeiros, a fim de oferecer um ambiente internacional e contribuir na formação intercultural acadêmica de futuros cidadãos globais.

Dentro de uma política linguística plurilíngue e multilíngue, cada curso tem seu idioma como português, espanhol, inglês, italiano e francês. A edição 2021 conta também com um curso de libras ministrado em inglês.  Ressalta-se que os cursos são ministrados de forma assíncrona, o que permitirá aos alunos participarem deste no momento mais oportuno e conveniente para si. Os cursos têm como público-alvo nossos estudantes regularmente matriculados, alunos de instituições conveniadas a UFSC e comunidade externa.

Os principais benefícios para a participação do aluno a esse tipo de iniciativa são: aprendizagem global integrada ao currículo e para todos; aprendizagem aplicada; desenvolvimento das habilidades necessárias para o século 21; consciência intercultural e desenvolvimento de competências; aplicação interdisciplinar do conhecimento; diversidade e inclusão; internacionalização escalável e com baixo custo; prática de alto impacto para ensino e aprendizagem.

Os 10 cursos ofertados ocorrem durante os meses de junho a agosto de 2021 e duas turmas de cada curso estão previstas. Para mais informações sobre o período de inscrições e sobre o conteúdo programático consulte  https://pmv-sinter.ufsc.br/.

FONTE: https://noticias.ufsc.br/2021/04/ufsc-desenvolve-programa-de-cursos-virtuais-de-extensao-em-linguas-estrangeiras/ .