Secretaria de Relações Internacionais | Office of International Relations
  • Notícias

    Publicado em 2022-02-21 às 16:47:30

  • Docente da UFSC participa do IV Foro Internacional de Direitos Humanos da AUGM, em Buenos Aires

    Publicado em 2024-11-08 às 09:00:07

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou do IV Foro Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Cátedra de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM), entre 23 e 25 de outubro de 2024 na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), em Buenos Aires, Argentina. A professora Juliana Viggiano, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, é representante da UFSC junto à Cátedra e esteve presente no evento, que teve como tema “A universidade como direito humano – a construção de espaços democráticos e de resistência solidária”.

    Mesa de abertura do IV Foro Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Cátedra de Direitos Humanos da AUGM

    A programação do foro incluiu painéis e conversas entre acadêmicos, representantes da sociedade civil e ativistas, que discutiram desafios e estratégias para o fortalecimento dos direitos humanos na educação superior. Na mesa de abertura, destaque para o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e a conferência inaugural do Dr. Eugenio Raúl Zaffaroni, que abordaram o papel das universidades no enfrentamento das desigualdades e na promoção da democracia. A palestra de encerramento, conduzida pela Professora Dra. Victoria Kandel, da Universidade Nacional de Lanús, reforçou a necessidade de tornar a educação em direitos humanos uma prática contínua e integrada para combater o discurso de ódio.

    Reunião da Cátedra de Direitos Humanos

    Juliana Viggiano também participou na reunião anual da Cátedra de Direitos Humanos, em que representantes das instituições-membro debateram o fortalecimento do intercâmbio de docentes, estudantes e técnicos administrativos na área de direitos humanos. Entre os temas abordados estavam a revisão do Plano Trienal 2024-2026 da cátedra e a proposta de maior articulação entre as universidades da AUGM para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

    Segundo a professora, o envolvimento da UFSC no evento é “uma oportunidade de fomentar a internacionalização da pesquisa e da extensão na área de direitos humanos, além de construir estratégias conjuntas com universidades dos países participantes para fortalecer práticas e atividades de direitos humanos nas universidades”.

    Atividade cultural de encerramento do evento


  • Orientador Pedagógico da Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFSC destaca importância do trabalho coletivo e justiça social no ensino de línguas durante evento nacional da Rede

    Publicado em 2024-11-08 às 08:40:26

    De 30 de outubro a 1º de novembro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou o Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF), que reuniu professores orientadores e estudantes bolsistas de diversas universidades do Brasil. Representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Leonardo da Silva do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e orientador pedagógico do Inglês da Rede na UFSC participou do evento, que possibilitou trocas de experiências e reflexões sobre o papel do ensino de línguas na internacionalização da educação superior.

    Participantes presentes no Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF), na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

    O encontro contou com a participação de 52 instituições e abordou temas relacionados à formação de professores e ao ensino de línguas como ação inclusiva e acolhedora, alinhados ao tema central do evento neste ano: “Formação de Professores, Ensino de Línguas e Justiça Social”. Durante o encontro, a palestra da professora Kiusam de Oliveira, doutora em Educação, ressaltou a importância de enfrentar o racismo estrutural nas instituições de ensino, um desafio que a Rede Andifes IsF se propõe a enfrentar nos próximos anos. Um dos caminhos sugeridos para essa transformação é a inclusão de cotas nos cursos de idiomas oferecidos, como proposto pela professora Denise Abreu e Lima, coordenadora nacional da Rede IsF.

    Professor Leonardo da Silva em sua apresentação no Encontro do IsF.

    Leonardo destaca que um dos momentos mais enriquecedores do encontro foi a apresentação de comunicações orais, em que foram compartilhadas iniciativas de ensino em diversas línguas, como Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português para Estrangeiros. Em sua apresentação, o professor da UFSC discutiu uma abordagem teórico-metodológica voltada para a justiça social nas aulas de línguas adicionais, integrando-se à sessão temática de “Materiais Didáticos”.

    Para o professor Leonardo, o evento foi uma oportunidade de reafirmar que, para promover um ensino de línguas realmente inclusivo e socialmente justo, é essencial um trabalho coletivo. “Percebi que nossas ações não são (e nem devem ser) isoladas e que o trabalho tem que ser em rede”, afirma.


  • Prorrogação do período de consulta pública da Política de Internacionalização – Até 22/11/2024

    Publicado em 2024-11-07 às 11:35:45

    A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa que está prorrogado, até o dia 22 de novembro, o período de consulta pública da minuta da Resolução Normativa que instituirá e regulamentará a Política de Internacionalização da UFSC.

    Clique aqui para acessar a minuta da Resolução e o formulário para envio de contribuições.

     


  • SINTER convida diretores e agentes de internacionalização dos campi para encontro virtual

    Publicado em 2024-11-06 às 18:04:11

    O secretário e a diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) convidam os diretores, vice-diretores e agentes de internacionalização dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville para um encontro virtual com a equipe da SINTER no dia 18 de novembro de 2024, às 14 horas.

    O objetivo do encontro é dialogar sobre a internacionalização da UFSC e a participação dos campi nesse processo, dando continuidade às discussões realizadas com os agentes de internacionalização durante a Semana Internacional da UFSC.

    Solicitamos a gentileza de que a presença seja confirmada por e-mail (caa.sinter@contato.ufsc.br), até 13 de novembro.


  • SINTER participa de roda de conversa sobre cooperação internacional Sul-Sul

    Publicado em 2024-11-06 às 16:14:24

    No dia 7 de outubro, a SINTER, representada pela diretora Dr.a Fernanda Leal, particiou da roda de conversa “Cooperação Internacional Sul-Sul: Extensão, pesquisa e ensino no Sul Global”. O evento aconteceu no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC e contou com a participação de representantes de instituições parceiras da UFSC na Colômbia e no Timor-Leste, bem como do Adido da Embaixada do Timor-Leste no Brasil, Sr. Marcelono Magno Ximenes, que reforçou o impacto positivo da cooperação internacional com universidades brasileiras, sobretudo a UFSC, para a educação superior do Timor.

    Também estiveram presentes o diretor do CED, prof. Hamilton Wielewicki; o coordenador da Cátedra UNESCO de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, prof. Gilvan Muller; os coordenadores dos programas de pós-graduação do CED envolvidos na cooperação; bem como estudantes de pós-graduação timorenses e brasileiros.

    As professoras Suzani Cassiani e Patrícia Giraldo, que organizaram  o evento, lideram a cooperação internacional da UFSC com o Timor Leste há mais de quinze anos. A conquista mais recente dessa cooperação foi a aprovação, pela Capes, de um Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a  UFSC Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Saiba mais sobre a cooperação.


  • UFSC recebe visita da Universidade do Arizona para reativação de acordo de cooperação bilateral

    Publicado em 2024-11-05 às 11:18:24

    Grupo presente na visita da University of Arizona (EUA) à UFSC. Foto: Maria Fernanda Honório/SINTER

    Nesta terça-feira, 5 de novembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a visita do Prof. Dr. Dean Alain-Philippe Durand, Dean da área de Humanidades da University of Arizona, localizada em Tucson, EUA. O encontro, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), teve como objetivo discutir a reativação do acordo de cooperação bilateral entre as instituições, que expirou neste ano.

    A reunião também contou com a presença do Secretario de Relações Internacionais da UFSC Prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e do Prof. Dr. Ronaldo Lima, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE), coordenador do convênio. Durante a visita, foram abordadas as possibilidades de colaboração acadêmica e intercâmbio entre estudantes e docentes, fortalecendo a parceria internacional da UFSC e promovendo novas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento educacional.

    Da esquerda para direita: Prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho; Prof. Dr. Dean Alain-Philippe Durand. Foto: Maria Fernanda Honório/SINTER

    A retomada do convênio promete ampliar a troca de conhecimentos e experiências entre as duas universidades, contribuindo para o enriquecimento das áreas de humanidades e para o fortalecimento das relações internacionais da UFSC.


  • [Proficiência em Espanhol] Instituto Cervantes oferece descontos na realização do exame de proficiência DELE além de outros benefícios – Novembro 2024

    Publicado em 2024-11-04 às 15:33:04

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Instituto Cervantes, principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol e da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo, concede benefícios a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e corpo técnico-administrativo das instituições associadas ao GCUB, como é o caso da UFSC.

    Orientações para obtenção dos benefícios:

    Os(as) interessados(as) devem preencher o formulário contido no seguinte LINK até às 23:59 de 1º de outubro.

    • Os benefícios estarão disponíveis a partir do dia 2 de dezembro de 2024. Após essa data, basta que os(as) interessados(as) entrem em contato diretamente com o Instituto Cervantes para ter acesso ao(s) benefício(s).
    • Não há limite para o número de inscrições por universidade.

    Dentre os benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB, estão:

    • Prova de nivelamento gratuita;
    • Carnê virtual da biblioteca gratuito;
    • 25% de desconto em todos os cursos;
    • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE.

    Os benefícios decorrentes da parceria GCUB-Cervantes são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:

    Belo Horizonte – MG;
    Brasília – DF;
    Curitiba – PR;
    Porto Alegre – RS;
    Recife – PE;
    Rio de Janeiro – RJ;
    Salvador – BA;
    São Paulo – SP.

    Requisitos para obtenção dos benefícios:

    • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

    Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, envie um e-mail para eventos@gcub.org.br.