-
Notícias
Publicado em 2022-02-21 às 16:47:30 -
Docente da UFSC participa do IV Foro Internacional de Direitos Humanos da AUGM, em Buenos Aires
Publicado em 2024-11-08 às 09:00:07A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou do IV Foro Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Cátedra de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM), entre 23 e 25 de outubro de 2024 na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), em Buenos Aires, Argentina. A professora Juliana Viggiano, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, é representante da UFSC junto à Cátedra e esteve presente no evento, que teve como tema “A universidade como direito humano – a construção de espaços democráticos e de resistência solidária”.
A programação do foro incluiu painéis e conversas entre acadêmicos, representantes da sociedade civil e ativistas, que discutiram desafios e estratégias para o fortalecimento dos direitos humanos na educação superior. Na mesa de abertura, destaque para o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e a conferência inaugural do Dr. Eugenio Raúl Zaffaroni, que abordaram o papel das universidades no enfrentamento das desigualdades e na promoção da democracia. A palestra de encerramento, conduzida pela Professora Dra. Victoria Kandel, da Universidade Nacional de Lanús, reforçou a necessidade de tornar a educação em direitos humanos uma prática contínua e integrada para combater o discurso de ódio.
Juliana Viggiano também participou na reunião anual da Cátedra de Direitos Humanos, em que representantes das instituições-membro debateram o fortalecimento do intercâmbio de docentes, estudantes e técnicos administrativos na área de direitos humanos. Entre os temas abordados estavam a revisão do Plano Trienal 2024-2026 da cátedra e a proposta de maior articulação entre as universidades da AUGM para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
Segundo a professora, o envolvimento da UFSC no evento é “uma oportunidade de fomentar a internacionalização da pesquisa e da extensão na área de direitos humanos, além de construir estratégias conjuntas com universidades dos países participantes para fortalecer práticas e atividades de direitos humanos nas universidades”.
-
Orientador Pedagógico da Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFSC destaca importância do trabalho coletivo e justiça social no ensino de línguas durante evento nacional da Rede
Publicado em 2024-11-08 às 08:40:26De 30 de outubro a 1º de novembro, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou o Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF), que reuniu professores orientadores e estudantes bolsistas de diversas universidades do Brasil. Representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Leonardo da Silva do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e orientador pedagógico do Inglês da Rede na UFSC participou do evento, que possibilitou trocas de experiências e reflexões sobre o papel do ensino de línguas na internacionalização da educação superior.
O encontro contou com a participação de 52 instituições e abordou temas relacionados à formação de professores e ao ensino de línguas como ação inclusiva e acolhedora, alinhados ao tema central do evento neste ano: “Formação de Professores, Ensino de Línguas e Justiça Social”. Durante o encontro, a palestra da professora Kiusam de Oliveira, doutora em Educação, ressaltou a importância de enfrentar o racismo estrutural nas instituições de ensino, um desafio que a Rede Andifes IsF se propõe a enfrentar nos próximos anos. Um dos caminhos sugeridos para essa transformação é a inclusão de cotas nos cursos de idiomas oferecidos, como proposto pela professora Denise Abreu e Lima, coordenadora nacional da Rede IsF.
Leonardo destaca que um dos momentos mais enriquecedores do encontro foi a apresentação de comunicações orais, em que foram compartilhadas iniciativas de ensino em diversas línguas, como Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português para Estrangeiros. Em sua apresentação, o professor da UFSC discutiu uma abordagem teórico-metodológica voltada para a justiça social nas aulas de línguas adicionais, integrando-se à sessão temática de “Materiais Didáticos”.
Para o professor Leonardo, o evento foi uma oportunidade de reafirmar que, para promover um ensino de línguas realmente inclusivo e socialmente justo, é essencial um trabalho coletivo. “Percebi que nossas ações não são (e nem devem ser) isoladas e que o trabalho tem que ser em rede”, afirma.
-
Prorrogação do período de consulta pública da Política de Internacionalização – Até 22/11/2024
Publicado em 2024-11-07 às 11:35:45A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa que está prorrogado, até o dia 22 de novembro, o período de consulta pública da minuta da Resolução Normativa que instituirá e regulamentará a Política de Internacionalização da UFSC.
Clique aqui para acessar a minuta da Resolução e o formulário para envio de contribuições.
-
SINTER convida diretores e agentes de internacionalização dos campi para encontro virtual
Publicado em 2024-11-06 às 18:04:11O secretário e a diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) convidam os diretores, vice-diretores e agentes de internacionalização dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville para um encontro virtual com a equipe da SINTER no dia 18 de novembro de 2024, às 14 horas.
O objetivo do encontro é dialogar sobre a internacionalização da UFSC e a participação dos campi nesse processo, dando continuidade às discussões realizadas com os agentes de internacionalização durante a Semana Internacional da UFSC.
Solicitamos a gentileza de que a presença seja confirmada por e-mail (caa.sinter@contato.ufsc.br), até 13 de novembro.
-
SINTER participa de roda de conversa sobre cooperação internacional Sul-Sul
Publicado em 2024-11-06 às 16:14:24No dia 7 de outubro, a SINTER, representada pela diretora Dr.a Fernanda Leal, particiou da roda de conversa “Cooperação Internacional Sul-Sul: Extensão, pesquisa e ensino no Sul Global”. O evento aconteceu no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC e contou com a participação de representantes de instituições parceiras da UFSC na Colômbia e no Timor-Leste, bem como do Adido da Embaixada do Timor-Leste no Brasil, Sr. Marcelono Magno Ximenes, que reforçou o impacto positivo da cooperação internacional com universidades brasileiras, sobretudo a UFSC, para a educação superior do Timor.
Também estiveram presentes o diretor do CED, prof. Hamilton Wielewicki; o coordenador da Cátedra UNESCO de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, prof. Gilvan Muller; os coordenadores dos programas de pós-graduação do CED envolvidos na cooperação; bem como estudantes de pós-graduação timorenses e brasileiros.
As professoras Suzani Cassiani e Patrícia Giraldo, que organizaram o evento, lideram a cooperação internacional da UFSC com o Timor Leste há mais de quinze anos. A conquista mais recente dessa cooperação foi a aprovação, pela Capes, de um Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a UFSC Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Saiba mais sobre a cooperação.
-
UFSC recebe visita da Universidade do Arizona para reativação de acordo de cooperação bilateral
Publicado em 2024-11-05 às 11:18:24Nesta terça-feira, 5 de novembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a visita do Prof. Dr. Dean Alain-Philippe Durand, Dean da área de Humanidades da University of Arizona, localizada em Tucson, EUA. O encontro, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), teve como objetivo discutir a reativação do acordo de cooperação bilateral entre as instituições, que expirou neste ano.
A reunião também contou com a presença do Secretario de Relações Internacionais da UFSC Prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e do Prof. Dr. Ronaldo Lima, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE), coordenador do convênio. Durante a visita, foram abordadas as possibilidades de colaboração acadêmica e intercâmbio entre estudantes e docentes, fortalecendo a parceria internacional da UFSC e promovendo novas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento educacional.
A retomada do convênio promete ampliar a troca de conhecimentos e experiências entre as duas universidades, contribuindo para o enriquecimento das áreas de humanidades e para o fortalecimento das relações internacionais da UFSC.
-
[Proficiência em Espanhol] Instituto Cervantes oferece descontos na realização do exame de proficiência DELE além de outros benefícios – Novembro 2024
Publicado em 2024-11-04 às 15:33:04O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Instituto Cervantes, principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol e da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo, concede benefícios a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e corpo técnico-administrativo das instituições associadas ao GCUB, como é o caso da UFSC.
Orientações para obtenção dos benefícios:
Os(as) interessados(as) devem preencher o formulário contido no seguinte LINK até às 23:59 de 1º de outubro.
- Os benefícios estarão disponíveis a partir do dia 2 de dezembro de 2024. Após essa data, basta que os(as) interessados(as) entrem em contato diretamente com o Instituto Cervantes para ter acesso ao(s) benefício(s).
-
Não há limite para o número de inscrições por universidade.
Dentre os benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB, estão:
- Prova de nivelamento gratuita;
- Carnê virtual da biblioteca gratuito;
- 25% de desconto em todos os cursos;
- 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE.
Os benefícios decorrentes da parceria GCUB-Cervantes são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:
Belo Horizonte – MG;
Brasília – DF;
Curitiba – PR;
Porto Alegre – RS;
Recife – PE;
Rio de Janeiro – RJ;
Salvador – BA;
São Paulo – SP.Requisitos para obtenção dos benefícios:
- Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.
Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, envie um e-mail para eventos@gcub.org.br.