Secretaria de Relações Internacionais | Office of International Relations
  • Notícias

    Publicado em 2022-02-21 às 16:47:30

  • Rede Andifes IsF oferece Cursos de Idiomas gratuitos à comunidade universitária da UFSC

    Publicado em 2024-07-26 às 13:18:11

    A Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF) publicou edital  com oferta coletiva de cursos de idiomas direcionada à comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnico-administrativos) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e às demais instituições credenciadas à Rede.

    A iniciativa disponibiliza 4.500 vagas para os diferentes níveis dos cursos de seis idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Os cursos são todos online, gratuitos e oferecidos por especialistas em idiomas credenciados pela Rede Andifes IsF.

    As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e serão deferidas aquelas cujos candidatos apresentarem os documentos solicitados, respeitando a ordem de inscrição. Para participar, é necessário apresentar comprovante de vínculo com a UFSC e, para cursos que não sejam de nível iniciante, a comprovação de nível de proficiência (verifique o edital para mais detalhes).

    As aulas ocorrerão online, de forma síncrona, com duração variando de 1 a 2 meses, com dois encontros semanais de 2 horas ou um encontro único de 4 horas (com intervalo). Os horários serão conforme o horário de Brasília e a inscrição é limitada a um único idioma por CPF.

    As inscrições estarão abertas a partir do dia 29 de julho às 12h (horário de Brasília) e se encerram no dia 7 de agosto de 2024, também às 12h (horário de Brasília).  Leia o item 4 do edital para ter acessar aos links de inscrição de cada idioma.

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  • Inscrições abertas para o Programa de Apadrinhamento/Study Buddy 2024.2 da UFSC

    Publicado em 2024-07-25 às 19:07:56

    Estão abertas as inscrições para o Programa de Apadrinhamento/Study Buddy 2024.2, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC).

    O  Programa de Apadrinhamento é uma ação voluntária, voltada aos estudantes de graduação da UFSC interessados em orientar e auxiliar os estudantes internacionais durante seu semestre em Florianópolis e na UFSC.

    Dessa forma, o programa tem por objetivo promover a integração dos estudantes internacionais na comunidade universitária e proporcionar aos estudantes da UFSC a experiência de se conectar com estudantes de universidades do exterior.

    Participar desse programa abre oportunidade de fazer amizades, praticar idiomas, conhecer uma nova cultura e ampliar sua visão de mundo sem  sair do Brasil!

    As vagas são direcionadas aos estudantes do Campus Trindade, em Florianópolis, onde uma significativa quantidade de intercambistas escolhe realizar seu período de mobilidade acadêmica.

    Neste semestre (2024.2), o programa receberá estudantes da França, China, Argentina, Uruguai, Chile e Portugal.

    As inscrições estão abertas até o dia 2 de agosto de 2024.

    Para se inscrever e obter mais informações, clique aqui. Não perca a chance de enriquecer sua experiência acadêmica e cultural com o Programa de Apadrinhamento da UFSC!


  • MEC abre inscrições para PEC-G e PEC-PLE 2025

    Publicado em 2024-07-25 às 13:26:04

    O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) para o ano letivo de 2025. O edital nº 3, de 09 de julho de 2024, detalha todas as etapas e requisitos necessários para os candidatos interessados.

    Os Programas de Estudantes-Convênio visam a formação e a qualificação de estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos presenciais de graduação e de língua portuguesa em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Os programas têm como objetivo promover a cooperação educacional internacional, reforçando os laços entre o Brasil e os países participantes do PEC.

    As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas junto a uma representação diplomática ou consular brasileira no país de origem do candidato até 23 de agosto de 2024. Os candidatos devem preencher um formulário de pré-inscrição disponível online e apresentar a documentação necessária conforme especificado no edital.

    As vagas oferecidas abrangem cursos de graduação plena e de português como língua estrangeira e cultura brasileira, preferencialmente em período diurno ou integral. A lista completa das IES participantes e as informações sobre os cursos disponíveis serão publicadas na página eletrônica da Divisão de Cooperação Educacional (DCE) do MRE.

    Os candidatos selecionados para o PEC-PLE iniciarão o curso de português no primeiro semestre de 2025. Já os selecionados para o PEC-G ocuparão as vagas de graduação no primeiro semestre de 2025 ou no segundo semestre, caso obtenham o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ainda no primeiro semestre de 2025.

    Os interessados devem atender a uma série de requisitos, entre os quais:
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  • Grupo de Trabalho Setorial da SINTER para a construção do PDI 2025-2029 tem a participação da comunidade internacional

    Publicado em 2024-07-24 às 11:03:00

    Grupo de Trabalho Setorial da SINTER para a construção do PDI 2025-2029

    No contexto da construção coletiva do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC, referente ao período de 2025 a 2029, a SINTER criou um Grupo de Trabalho Setorial (GTS) voltado a tratar das questões de internacionalização que integrarão o plano. Entre os principais objetivos do GTS da SINTER, constam: 1. Manter a internacionalização como uma estratégia transversal da UFSC; e 2. Fazer com que os objetivos e metas de internacionalização atendam à “diversidade de contextos, grupos sociais, etnias, culturas e interesses que existem na própria Universidade e em seu entorno” (SINTER, 2022).

    Diante desses objetivos, a SINTER convidou dois membros da comunidade internacional para fazer parte do seu GTS. São eles: o angolano Nataniel Cassoma Kuanza – Presidente da Associação dos Angolanos em Florianópolis, representando a comunidade externa; e a timorense Miranda Goretti da Costa Soares, representando os estudantes de pós-graduação. Também integram o GTS da SINTER: Fernanda Leal – diretora de Relações Internacionais (Agente Gestor); Bruno Farias (Agente de Desenvolvimento); Rafaela Céspedes – Coordenadora de Apoio Administrativo (representante dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação); Ana Paula Mota (representante discente da graduação) e Ênio Snoeijer (representante discente da pós-graduação).

     


  • UFSC tem vagas de mestrado e doutorado disponíveis no Programa Capes – Move La América

    Publicado em 2024-07-24 às 10:00:03

    Começou nesta segunda-feira, 22 de julho, a fase de inscrição de candidatos para a primeira edição do Programa Move La América, que oferta bolsas para que estudantes de outros países da América Latina e do Caribe complementem seus estudos no Brasil. O Programa visa à internacionalização da pós-graduação brasileira, de uma perspectiva regional, e concederá até 500 bolsas de mestrado-sanduíche, com duração de dois a três meses, e 300 de doutorado-sanduíche, por período de dois a seis meses. O prazo para apresentação de candidaturas vai até 8 de agosto. 

    A UFSC é uma das universidades participantes do Programa, com ofertas de vagas em seus programas de pós-graduação para estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa da América Latina e o Caribe.

    Acesse aqui a lista de vagas disponíveis.
    Acesse aqui o cronograma e demais informações sobre o Programa.


  • UFSC recebe visita da Universidade Técnica Diogo Eugénio Guilande, Moçambique

    Publicado em 2024-07-24 às 09:48:33

    Da direita para a esquerda: Fernanda Leal – diretora de Relações Internacionais; Prof. Marcos Bosquetti – agente de internacionalização do CSE; Prof. João Masinhe – assessor da UTDEG; Prof. Daniel Castellan – Vice-diretor do CSE.

    Na semana de 22 a 26 de junho, diversos setores da UFSC – como a direção do Centro Socioeconômico (CSE); a coordenadoria do curso de Administração; o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária; o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) e a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) – receberam a visita de representantes da Universidade Técnica Diogo Eugénio Guilande (UTDEG), universidade moçambicana com a qual a UFSC estabeleceu um acordo de cooperação no fim de 2023. Acompanharam os visitantes o vice-diretor do CSE, prof. Daniel Castellan; e o agente de internacionalização do CSE, prof. Marcos Bosquetti.

    No dia 22, os representantes da Universidade estiveram na SINTER e foram recebidos pela diretora de Relações Internacionais, Fernanda Leal. Na ocasião, foram discutidas as possibilidades de aprofundamento das relações entre as instituições. Além disso, o prof. Marcos Bosquetti foi nomeado como o coordenador do acordo de cooperação. Tratando-se de uma universidade recém-criada, os principais interesses da UTDEG na cooperação com a UFSC residem na mobilidade internacional e na capacitação de seus corpos docente e técnico.


  • Processo seletivo para bolsistas na Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e no Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT)/ Rede ANDIFES ISF

    Publicado em 2024-07-22 às 18:13:34

    A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) torna público o Edital  para a seleção de estagiários e formação de cadastro de reserva para atuar na SINTER e no Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT) e na Rede ANDIFES Idioma Sem Fronteiras (ISF).

    O Processo Seletivo tem a finalidade de selecionar quatro bolsistas. As inscrições serão realizadas pelo e-mail: programas.sinter@contato.ufsc.br, entre os dias 22/07 e 29/07/2024.

    Podem se candidatar: estudantes de graduação em Administração, Letras, Relações Internacionais e Secretariado Executivo da UFSC. Há vagas prioritárias para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) e inscritos no cadastro PRAE ou NIS/CadÚnico.