-
Notícias


SINTER participa de encontro nacional em Brasília em celebração aos 60 anos do PEC-G

[Espanhol] Comunidade universitária da UFSC pode solicitar benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes até 31 de dezembro

Saiba o horário de funcionamento da SINTER/UFSC durante o recesso escolar

Novo acordo entre UFSC e universidade chinesa SUEP prevê mobilidade acadêmica, pesquisa conjunta e dupla diplomação

Política de Internacionalização da UFSC é aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário
-
Bolsa Mérito do IGR/MRE para estudantes PEC-G primeiro semestre de 2026 – inscrições de 23/12/25 até 9/1/2026
Bolsa Mérito do IGR/MRE para estudantes PEC-G primeiro semestre de 2026 – inscrições de 23/12/25 até 9/1/2026
Estão abertas, de 23/12/2025 a 9 de janeiro de 2026, as inscrições para candidatura à Bolsa Mérito para o primeiro semestre de 2026, destinada aos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UFSC.
A Bolsa Mérito consiste em auxílio financeiro destinado a estudante-convênio PEC-G que tenha cursado pelo menos dois semestres ou um ano letivo em curso regular de graduação e demonstre desempenho acadêmico destacado, sem reprovações no último semestre letivo cursado.
As normas do PEC-G (Decreto nº 11.923, de 15 de fevereiro de 2024 e Portaria Interministerial MEC/MRE n° 7, de 4 de junho de 2024) e Portaria MRE nº 572, de 19 de dezembro de 2024 estão disponíveis no site do MRE.
A Bolsa Mérito é oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e consiste em bolsa mensal no valor de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais), por até 6 (seis) meses, referentes ao primeiro semestre de 2026. O Edital IGR/DCE nº 5/2025 selecionará até 80 estudantes-convênio PEC-G, este número é o total de vagas para as quais concorrerão os candidatos de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que participam do programa.
Leia com atenção as regras no Edital IGR/DCE nº 5/2025
-
SINTER/UFSC lamenta o falecimento do estudante guineense Nuno Nhaga
A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTER/UFSC) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do estudante internacional Nuno Nhaga, ocorrido nesta quarta-feira, 17 de dezembro.
Natural da Guiné-Bissau, Nuno Nhaga tinha 25 anos e cursava a primeira fase do curso de Engenharia de Aquicultura na UFSC. Sua presença na Universidade representava não apenas um projeto acadêmico, mas também o fortalecimento dos laços de cooperação e intercâmbio entre a UFSC e a comunidade internacional.
Neste momento de dor, a SINTER/UFSC se solidariza com os familiares, amigos, colegas e com toda a comunidade acadêmica, expressando sinceras condolências e desejando força e conforto a todos os que sentem esta perda.
Veja também a notícia publicada pela Agecom/UFSC abaixo:
Nota de pesar: falece Nuno Nhaga, estudante de Engenharia de Aquicultura
-
[Inglês] 10% de desconto para o Exame TOEFL iBT e TOEFL iBT Home – Edição Dezembro de 2025
-
SINTER participa de encontro nacional em Brasília em celebração aos 60 anos do PEC-G
A
Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC) esteve representada no encontro nacional promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para celebrar os 60 anos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O evento, realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, reuniu cerca de 150 coordenadores do programa no auditório da Capes, em Brasília (DF). A UFSC esteve representada pela servidora Luana Priscilla Leite, responsável pelo setor financeiro da SINTER, que participou em nome da coordenadora do programa PEC-G na UFSC Elisa Schemes, e acompanhou as discussões sobre financiamento, bolsas e sustentabilidade do programa.A celebração ocorre em um momento histórico para o PEC-G, que registrou o maior número de candidaturas internacionais em seis décadas. Para a seleção de 2026, o programa teve um crescimento de quase 1.200%, alcançando 3.291 inscrições de estudantes de 55 nacionalidades, interessados em realizar gratuitamente a graduação em instituições brasileiras. Ao todo, o PEC-G conta atualmente com 104 instituições de ensino superior participantes, acolhendo estudantes de 52 países, além de manter parceria com 73 nações.
Continue a leitura » » -
[Espanhol] Comunidade universitária da UFSC pode solicitar benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes até 31 de dezembro
-
Saiba o horário de funcionamento da SINTER/UFSC durante o recesso escolar
,
-
Câmara de Pós-graduação da UFSC aprova por unanimidade resolução que estabelece equivalência de créditos com sistema europeu ECTS
A Câmara de Pós-graduação (CPG) da UFSC aprovou a Resolução Normativa que regulamenta a equivalência e a conversão de créditos entre o sistema de pós-graduação da instituição e o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), marco importante para o avanço da internacionalização acadêmica na UFSC.
A proposta foi apresentada pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) no Ofício nº 40/2025/SINTER, analisada pela CPG e aprovada em 3 de dezembro de 2025, com parecer favorável do relator.
A elaboração técnica da resolução foi conduzida por uma equipe de servidores da SINTER, com destaque para Bruno Wanderley Farias, da Divisão de Gestão da Informação, e contou com o trabalho conjunto da equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e do pró-reitor à época, prof. Dr. Werner Kraus Junior. A construção coletiva envolveu análise normativa, alinhamento com boas práticas internacionais e articulação entre setores administrativos e acadêmicos.
Segundo a exposição de motivos enviada pela SINTER, a regulamentação preenche uma lacuna histórica: apesar de a UFSC manter uma forte relação com instituições europeias — que respondem por mais de 40% da mobilidade acadêmica e cerca de 39% da produção científica internacional conjunta da universidade — não havia uma norma específica que orientasse a conversão e o reconhecimento formal de créditos entre os dois sistemas. A ausência desse marco regulatório dificultava acordos de cooperação, dupla titulação, cotutela e o processamento de créditos para estudantes em mobilidade.
Continue a leitura » »
A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC adotará, de 15 de dezembro de 2025 a 6 de março de 2026, o horário de verão estabelecido pela 








