Período de teste da ferramenta SciVal-Elsevier

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ), vem realizando reuniões de trabalho com representantes da Elsevier no Brasil, com o propósito de analisar as possibilidades e a pertinência do acesso à base SciVal-Elsevier. Trata-se de uma plataforma modular que apresenta uma série de métricas da produção científica, a partir dos dados da base SCOPUS.

O acesso à plataforma poderá cumprir um importante papel no planejamento e na elaboração de estratégias para o aperfeiçoamento da pesquisa, da pós-graduação e da internacionalização. Entre as funções que o acesso à informação científica por meio da base SciVal-Elsevier poderá proporcionar à UFSC, destacam-se: 

  • Maior conhecimento dos indicadores de produção científica relevantes para a pesquisa e a pós-graduação da Universidade;
  • Possibilidade de comparações entre instituições e áreas de pesquisa nacionais e internacionais;
  • Identificação de temas de pesquisa em destaque no mundo e nos quais a UFSC se destaca;
  • Melhor acompanhamento do processo de avaliação da CAPES;
  • Identificação, no âmbito da produção científica, dos pontos fortes e dos aspectos a aperfeiçoar em cada programa de pós-graduação;
  • Identificação dos principais tópicos de pesquisa de cada programa de pós-graduação e mapeamento de oportunidades de colaboração no Brasil e no exterior;
  • Monitoramento da contribuição científica com vistas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para avaliar a funcionalidade da plataforma e a pertinência de suas aplicações para a UFSC, a SciVal-Elsevier disponibilizará para toda comunidade universitária da UFSC um período de 30 dias de teste, gratuito, a partir de 3 de outubro de 2022

Para orientar o período de teste, será realizado um webinário com representante da SciVal-Elsevier, que apresentará a plataforma e esclarecerá dúvidas, no dia 27 de setembro de 2022, às 14 horas. A transmissão será feita pelo canal da SINTER no Youtube. O webinário ficará gravado e será disponibilizado nesta página.

Após o período de teste, será realizada uma avaliação da pertinência da plataforma, de qual solicitamos que todas as pessoas da comunidade universitária que testarem o sistema participem. 

A contratação do serviço SciVal-Elsevier dependerá da manifestação favorável da comunidade, uma vez que envolverá mobilização de recursos orçamentários. Assim, a participação de todas e todos é fundamental para orientar a decisão de contratação da licença de uso. 

Material complementar: