Procedimento de matrícula e validação para contemplados bolsa CSF de graduação

A SINTER parabeniza os estudantes da UFSC contemplados com bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, e deseja que todos tenham um excelente intercâmbio acadêmico.

O QUE FAZER AGORA:

Enviar ao e-mail csf@contato.ufsc.br as seguintes informações:

Nome completo:

Curso:

Número de matrícula:

Universidade de acolhida:

Data de início e fim do intercâmbio CSF:

Número da Chamada Pública de sua bolsa:

SOBRE A MATRÍCULA NA UFSC

O novo procedimento correto sobre matrícula é:

1) Durante o período de matrícula regular, os(as) contemplados(as)  realizam sua matrícula no CAGR na disciplina Programa de Intercâmbio (I, II ou III, conforme as experiências anteriores do(a) estudante);

2) Ao chegar no exterior, ainda que seja em agosto ou setembro, os(as) contemplados(as) mandam para a Coordenação CSF da UFSC  ( STAE Juliana K. Ferreira) uma Prova de Chegada assinada e carimbada pela universidade de acolhida, em formato digitalizado. O próprio CSF (CAPES ou CNPq dependendo da Chamada Pública) fornece este formulário, que  deve ser enviado para eles via e-mail, bastando que seja mandado com cópia para csf@contato.ufsc.br. A Prova de Chegada é o documento que oficializa o intercâmbio CSF na UFSC;

3) No início do segundo de semestre fora através do CSF, o(a) estudante realiza nova matrícula no CAGR na disciplina Programa de Intercâmbio seguinte, e envia e-mail para csf@contato.ufsc.br confirmando que permanece no exterior.

ANTES DE PARTIR DO BRASIL

Antes de partir do Brasil, os(as) contemplados(as) precisam elaborar seus Planos de Estudos (Learning Agreements/Contrato de Estudos), que é uma listagem das disciplinas pretendidas na universidade de acolhida. Cada universidade tem seu formulário padrão, os(as) contemplados(as) são responsáveis por obtê-los com as respectivas universidades de acolhida. Neste documento deve constar a assinatura e carimbo dos(das) respectivos(as) coordenadores(as) de curso na UFSC. Caso sejam feitas modificações posteriores nestes Planos, basta que os(as) alunos(as) coletem novamente os carimbos e assinaturas da Coordenação de seus cursos, mesmo via e-mail em formato digital. Estes Planos NÃO precisam ser entregues na UFSC, mas devem ser mantidos pelos(as) estudantes até seu retorno.

AO VOLTAR PARA O BRASIL

Ao voltar, os(as) estudantes abrem um Processo de Validação de disciplinas no DAE, onde anexarão as notas obtidas, as ementas e programas das disciplinas cursadas no exterior e os Planos de Estudos. As dicsiplinas podem ser validadas como obrigatórias, optativas, complementares, etc. O importante é que as disciplinas sejam validadas, pois reconhecimento acadêmico é uma premissa do programa Ciência sem Fronteiras.