Secretário de Relações Internacionais representa UFSC em missão de universidades brasileiras na Nova Zelândia – Parte 2

P1040340A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo Secretário de Relações Internacionais Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, participou de uma missão oficial de oito universidades brasileiras (UFMG, UFPE, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UNESP, UNICAMP) a oito universidades neozelandesas, a convite do governo da Nova Zelândia.

Acesse aqui o relato da parte 1 da missão oficial à Nova Zelândia.

Foto: Missão Brasileira na Universidade de Canterbury.

Parte 2

A partir de 26 de agosto, o grupo visitou as universidades localizadas na ilha sul da Nova Zelândia: University of Canterbury, Lincoln University e University of Otago. A ilha sul, também chamada Te Waipounamu, em Maori, é menos populosa do que a ilha Norte. A atividade agrícola domina a economia, especialmente a ovinocultura e a bovinocultura leiteira. O clima também é mais frio e a paisagem muito favorável ao turismo.

University of Canterbury

Localizada na cidade de Christchurch, atua principalmente nas áreas de Artes e Música, Educação, Comunicação, Administração, Engenharias, Ciências, Florestas, Direito, Serviço Social e Ciências da Saúde. Fundada em 1873, tem 15.000 estudantes de graduação e pós-graduação.

Na University of Canterbury o grupo das universidades brasileiras foi recebido pelo vice-reitor para assuntos internacionais e vários professores e chefes de departamento, e também representantes das universidades de Lincoln e Otago. Os presentes assistiram as apresentações de cada universidade brasileira.

Engenharia Civil e de Recursos Naturais: Engenharia Ambiental, Manejo de águas, Engenharia de fogo, Engenharia de Transportes, Engenharia de Construções e de Terremotos. Melhor Dep. de Engenharia Mecânica da NZ.

Matemática e Estatística. Computadores de alta performance, através do acesso ao Blue Gene supercomputer, permitindo aos estudantes ganhar habilidades com computadores de alta performance e com avançado conhecimento de matemática.

Faculdade de Ciências: mestrado em discurso e audiologia e patologia da linguagem. Fonoaudiologia. Manejo de Desastres Naturais, Engenharia Geológica.

Lincoln University

P1040367Tem origem na mais antiga escola de Agricultura do Hemisfério Sul, o Lincoln College, fundado em 1878. Uma universidade relativamente pequena, com 3.600 estudantes, voltada às Ciências Agrárias, exceto Veterinária (exclusivo na Massey University). A Lincoln University tem ótimas áreas experimentais e demonstrativas, chegando a 9 fazendas numa área total de 4.000ha.

Foto: Slide da apresentação da Universidade de Lincoln, com as três missões da Universidade e seus cursos.

A Lincoln University também oferece bons cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Recursos Naturais e Ambiente, Arquitetura e Paisagismo, Ciências Sociais, Computação, Esportes e Recreação e Enologia. Classificaram seus programas em três temas: “Feed the World”, “Protect the Future” e “Live Well”. Sob esses motes, classificaram seus cursos.P1040374

Foto: Na visita à Fazenda Demonstrativa de Gado Leiteiro da Lincoln University, flagramos duas vacas que recém pariram. Na Nova Zelândia, a reprodução das vacas leiteiras é estacional, para aproveitar a flutuação estacional das pastagens, e Agosto / Setembro é o momento dos partos.

University of Otago

University_of_Otago_New_Library_(inside)Mais antiga universidade da Nova Zelândia, fundada em 1869, localizada na cidade de Dunedin, ao sul da Ilha Sul, e com aproximadamente 21.000 estudantes.

Forte presença internacional, com metade dos alunos de doutorado de outros países e grande parte dos professores também. Tem várias áreas de excelência, destacando: Letras, Línguas, Medicina, Física, Direito, História.

80% dos estudantes moram num raio de 2km da Universidade. A Universidade oferece moradia de muito boa qualidade, ao custo de $700,00 por mês incluindo todas as despesas, internet e TV a cabo.

Foto: Otago Library: Universidade de Otago, interior da Nova Biblioteca by User Grutness.