Secretário de Relações Internacionais da UFSC recebe Adido de Educação da Embaixada da República Democrática do Timor- Leste

No dia 14 de novembro o Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, recebeu o Adido de Educação da Embaixada da República Democrática do Timor – Leste no Brasil, Sr. Luis de Sousa Sequeira.

Na pauta estava o Protocolo de Cooperação entre a UFSC e o Ministério da Educação do Timor (MET), para que jovens timorenses venham estudar na UFSC com bolsa do Ministério da Educação daquele país. Como consequência de intenso trabalho da Pró-Reitoria de Graduação da UFSC, 19 vagas estão sendo disponibilizadas em 12 cursos de graduação da UFSC para alunos Timorenses em 2015.

Foto: Secretário de Relações Internacionais da UFSC e Adido de Educação da Embaixada da República Democrática do Timor – Leste no BrasilNa reunião do dia 14 de novembro o Adido de Educação da Embaixada da República Democrata de Timor Leste e o Secretário de Relações Internacionais da UFSC definiram os seguintes próximos passos:

1º) A UFSC disponibilizará 20 vagas para 2015, nos termos do Protocolo de Cooperação existente entre a UFSC e o Ministério de Educação do Timor Leste;

2º) Sugerimos que no futuro o Ministério da Educação do Timor encaminhe alunos via programa PEC-G, com carta de garantia de apoio financeiro.

3º) Para pós graduação, a SINTER auxiliará no contato com os PPGS da UFSC para alunos PEC-PG ou alunos selecionados e financiados pelo Ministério da Educação do Timor Leste.

4º) O Adido de Educação da Embaixada do Timor Leste enviará para o Secretário de Relações Internacionais da UFSC a cópia do modelo de novo acordo do Ministério de Educação do Timor-Leste e as Universidades brasileiras que passaram por sugestões do MRE, além do novo acordo entre o Ministério da Educação do Brasil e o Ministério da Educação do Timor-Leste, assinado em 5 de agosto deste ano.