Projeto de extensão da UFSC chega à África

brasao_1542O Projeto Imagine, representado pelo seu coordenador André Ramos, fez uma visita de prospecção e planejamento em Angola, entre os dias 28 de abril e 3 de maio, a convite da Universidade José Eduardo dos Santos. Os dirigentes da instituição – fundada em 2008 na província do Huambo – apresentaram-se voluntariamente como potenciais parceiros.

André Ramos fez uma apresentação para um auditório com mais de 400 professores e estudantes, além de autoridades da instituição anfitriã. A universidade angolana pretende financiar e executar em seu território pelo menos dois módulos do Projeto Imagine – “DNA, diversidade e hereditariedade” e “Energia”. Diferente do que se fez no Brasil e no Peru, os professores africanos preferem iniciar, ainda em 2015, pelo módulo que trata das diferentes fontes de energia.

Coordenação do Projeto Imagine faz apresentação na Universidade José Eduardo dos Santos, em Angola. Foto: Imagine

Para o início de 2016, o plano é montar na universidade de Huambo, com a ajuda da equipe da UFSC, o primeiro laboratório de Biologia Molecular da região. Os docentes catarinenses oferecerão um curso intensivo teórico-prático (duração de duas semanas), para capacitar professores e técnicos locais, que assim poderão ministrar aulas práticas aos seus alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Análises Clínicas e Veterinária. Em médio prazo, a intenção é adquirir capacidade para prestar serviços na área de Genética Molecular, ainda inexistentes nos hospitais e laboratórios do interior do país.

Em um segundo momento da viagem, o coordenador visitou a comunidade do Kuando, que conta com uma escola parcialmente destruída pela guerra civil angolana, que assolou o país durante 27 anos. Nas poucas construções que não foram atingidas pelos bombardeios, crianças e adolescentes de todas as idades estudam, enquanto 50 meninas pobres ou de povoados remotos vivem em regime de internato. Esta é uma das comunidades candidatas a receberem os primeiros dois módulos do Projeto Imagine.

A Universidade José Eduardo dos Santos conta ainda com um convênio firmado com a UFSC em 2013, que por meio dele, além dos estudantes que já cursam mestrado e doutorado na Universidade, seus professores também poderão estagiar nos laboratórios em diferentes áreas atendidas pelo Projeto Imagine.

André Ramos, coordenador do Projeto Imagine, visita comunidade do Kuando. Foto: Imagine

Sobre o Projeto

Imagine, criado em 2013 pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC, é um projeto de solidariedade internacional que visa a inclusão cientifica e o intercâmbio cultural entre os povos. Por meio dele a UFSC, em conjunto com suas instituições parceiras, levará conhecimentos elementares de ciência a comunidades de diferentes países, onde haja difícil acesso à educação formal e à informação científica.

Mais informações no site do projeto http://projetoimagine.ufsc.br/.

Confira também vídeos do Projeto.