Comunicado aos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece a estudantes nacionais de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Relacionado a esse programa, o Ministério da Educação (MEC) oferece, por meio do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES), auxílio financeiro para a permanência institucional de estudantes PEC-G regularmente matriculados em IES Federais. O recurso é repassado do MEC para as IES para que estas, por meio de edital de seleção, repasse aos estudantes contemplados.

No entanto, em 2021 a UFSC não teve qualquer sinalização por parte do MEC do recebimento desses recursos e muitos estudantes encontram-se em situação grave de insuficiência sócioeconômica.
Assim, como forma de minimizar o impacto negativo, a UFSC repassará em caráter extraordinário o valor de uma mensalidade de bolsa permanência aos estudantes.

A UFSC segue aguardando o recebimento do valor total do MEC para poder repassar as bolsas mensalmente aos estudantes.