Chamada 2/2022/SINTER – SINTER realiza consulta à comunidade da UFSC sobre ações de internacionalização

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) dirige-se à comunidade de professores e técnico-administrativos da UFSC para uma consulta voltada ao mapeamento das atividades/ações de internacionalização em andamento na Universidade, bem como ao conhecimento das necessidades/demandas de internacionalização por parte de professores, técnico-administrativos e unidades acadêmicas e administrativas.

A participação de todas e todos contribuirá para que a SINTER obtenha um panorama mais amplo das iniciativas de internacionalização em curso e desenvolva suas estratégias de forma mais alinhada às necessidades da UFSC, respeitando os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024.

Para fins específicos desta pesquisa, entende-se internacionalização como um amplo conjunto de interações entre indivíduos, redes e instituições que ocorrem em nível internacional. Diversas são as possibilidades de iniciativas de internacionalização da educação superior existentes, sendo algumas delas: a mobilidade internacional acadêmica e profissional; a condução de projetos e atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão; a dupla diplomação; a cotutela; a oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros; a oferta de disciplinas na modalidade Collaborative Online International Learning (COIL); o intercâmbio virtual; a orientação acadêmica a estudantes internacionais; o envolvimento com instituições públicas e organizações internacionais de diversas naturezas; a organização de eventos internacionais; a realização de publicações conjuntas com pesquisadores internacionais, entre outras.

O formulário está organizado em quatro partes:

1. Dados gerais do respondente;
  2. Atividades/ações de internacionalização já realizadas;
  3. Atividades/ações de internacionalização em andamento;
  4. Necessidades/demandas de internacionalização.

O período para a participação na pesquisa é de até 31 de março de 2023.

Acesse aqui o formulário e participe!