UFSC é classificada como 23ª melhor universidade da América Latina e do Caribe pela QS

O resultado do QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024, divulgado nesta quarta-feira, 13 de setembro, classificou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre as 23 melhores universidades da América Latina. A UFSC ocupa a 8ª posição entre as universidades brasileiras e a 4ª entre as instituições federais de ensino.

A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação. O ranking analisou 430 instituições em 25 países da América Latina e do Caribe e é liderado pela Universidade de São Paulo (USP). O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), proporção de docentes com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por instituição (5%) e alcance na internet (5%). Os indicadores mais fortes da UFSC nesta edição do ranking foram proporção de docentes com doutorado (nota 99.7), rede internacional de pesquisa (nota 98.1) e alcance na web (nota 97.4).

Em relação aos artigos da UFSC e citações externas entre 2017 e 2022, a temática principal da UFSC foram trabalhos nas áreas de Medicina e Ciências da Vida (Life Sciences & Medicine).

Para conferir o Ranking completo, acesse o site oficial da classificação desse ano.

Tags: QS World University RankingsRankingsUFSC