Grupo de estudantes da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pela UFSC, entrevista Daniel Pimienta
Simone Schwambach, professora auxiliar do Departamento de Linguística e Estudos Orientais da Universidade Complutense de Madri (UCM) e doutoranda em cotutela da UFSC; e Camila Muniz, graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Bacharelado) na UFSC, integram o Grupo de Trabalho “Geopolíticas do Multilinguismo” da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo – coordenada pelo prof. Gilvan Müller de Oliveira, da UFSC.
Elas realizaram uma entrevista com o Dr. Daniel Pimienta, responsável pelo Observatório da Diversidade Linguística e Cultural na Internet (OBDILCI). Na entrevista, Dr. Daniel relata o trabalho desenvolvido na OBDILCI e descreve como o principal projeto do Observatório propõe uma mudança de paradigma na pesquisa sobre a presença de línguas na internet. Menciona, também, algumas das possíveis estratégias para promover as línguas subrepresentadas no ciberespaço e reflete sobre como os países do Sul Global podem posicionar e promover as línguas dentro de um contexto tecnológico global.
Clique aqui para acessar a entrevista na íntegra.
Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo na SINTER/UFSC
A Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo desempenha um papel relevante no propósito de ampliar a cultura, os horizontes e as perspectivas de internacionalização na direção do multilateralismo e do multilinguismo, sendo esse um dos eixos fundamentais da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) na Gestão 2022-2026. Com vistas à articulação entre as diversas iniciativas na área de capacitação linguística para a internacionalização, em 2024, a SINTER nomeou o professor Gilvan Müller de Oliveira, para atuar como coordenador de Política Linguística. A iniciativa mais recente do diálogo entre a SINTER e a Cátedra é a criação de um projeto de extensão que busca oferecer vagas para estudantes internacionais dos países de língua portuguesa em cursos de pós-graduação lato sensu da UFSC.