O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Guia Metodológico para as Línguas Brasileiras no Atlas UNESCO das Línguas do Mundo preparado pela UFSC é publicado na biblioteca digital da UNESCO em Paris

16:46:21

O guia metodológico “Atlas UNESCO das Línguas do Mundo: Orientações para a seção de Línguas Brasileiras”, preparado pelo GT Geopolíticas do Multilinguismo da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi oficialmente publicado na biblioteca digital da organização. O material agora integra o repositório do UNESDOC sob o número de referência 392894 (acesse aqui).

A publicação do guia no UNESDOC, plataforma oficial de documentos da UNESCO, reforça seu papel como uma referência na orientação de pesquisadores e comunidades linguísticas interessadas em contribuir para o UNESCO World Atlas of Languages (WAL). O guia, desenvolvido sob a autoria de Ma. Kerolyn Sarate, organizado por Gabriel Campos e Emanuelli Oliveira e coordenado pelo professor Dr. Gilvan Müller de Oliveira, fornece diretrizes detalhadas para o registro de línguas brasileiras no Atlas, promovendo a diversidade linguística do país e incentivando a participação ativa de pesquisadores e falantes. 

O Atlas UNESCO das Línguas do Mundo é estruturado com base em um questionário utilizado para gerar os dados, abrangendo aspectos como a dimensão, o status, a filiação, as funções e os usuários das línguas. Dessa forma, o guia oferece orientações para a identificação e uso das fontes de pesquisa que validam os dados coletados. Além disso, a UCLPM destaca a adoção de uma metodologia descentralizada e colaborativa na produção da seção de Línguas Brasileiras, contando com o apoio constante de representantes de diversas comunidades, como, por exemplo, a contribuição fundamental do Grupo de Trabalho Nacional para a Década Internacional das Línguas Indígenas do Brasil. Logo, a participação de pesquisadores e falantes das línguas em uma produção conjunta do Atlas UNESCO das Línguas do Mundo é imprescindível para a promoção da diversidade linguística em um país que abriga mais de 300 línguas, dentre elas indígenas, de imigração, de sinais, crioulas, entre outras.

O guia foi lançado inicialmente como um e-book em dezembro de 2024 e sua aceitação na biblioteca da UNESCO amplia seu alcance internacional, consolidando a contribuição brasileira para as iniciativas globais de documentação e valorização do multilinguismo. A inclusão desse material no acervo da UNESCO destaca o compromisso da UFSC e da UCLPM em fomentar políticas voltadas ao reconhecimento da diversidade linguística brasileira.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.