Procedimentos de inscrição – Somente para Estudantes de Graduação

Para a instituição de ensino

1 Quando a instituição já possui acesso ao Sistema de Inscrições Incoming: acessar o Sistema de Inscrições com usuário e senha previamente fornecidos pela SINTER e nomear os estudantes que desejam frequentar a UFSC no próximo semestre.

Quando a instituição não possui acesso ao sistema ainda: enviar um e-mail para incoming.sinter@contato.ufsc.br e informar o e-mail da pessoa responsável pela nomeação de estudantes para que possamos enviar a senha.

– Em caso de perda ou esquecimento dos dados, utilizar a função “esqueci minha senha”.
– Em caso de alteração do responsável pelas nomeações ou mudança de e-mail, informar a SINTER:  incoming.sinter@contato.ufsc.br.  

– Observar se o endereço de e-mail do estudante está correto. Não nos responsabilizamos por estudantes que não tenham recebido o e-mail de nomeação.
– Nomeações por e-mail ou correio não serão consideradas.

2  Aprovar a candidatura do estudante por meio do Sistema de Inscrições  após o estudante completar e enviar a sua inscrição. Será enviado um e-mail automático solicitando a confirmação da candidatura no prazo indicado

– Candidaturas de estudantes não confirmadas pelas instituições de ensino serão automaticamente canceladas ao final do prazo de confirmação, sem prévio aviso.

 Para o estudante

1 Verificar a existência de convênio entre a sua instituição e a UFSC nesta página.
2 Acessar o Sistema de Inscrições após o recebimento do e-mail que informará o link de acesso, usuário e senha.  
– Se não recebeu e-mail de nomeação, certifique-se com a sua instituição de que seu endereço de e-mail está correto ou se o e-mail não foi para a caixa de  spam.  Então, solicite nova nomeação.– OBS.: informamos que o intercâmbio para o Curso de Medicina da UFSC funciona de forma independente. Dessa forma, estudantes interessados em cursar/estagiar no curso de Medicina devem entrar em contato diretamente com a Coordenação do Curso, pelo email estagios.medicina@contato.ufsc.br. Para mais informações acesse aqui:  http://www.medicina.ufsc.br/?page_id=987
3 Preencher todos os dados do formulário de inscrição.
4  Escolher as disciplinas para o Contrato de Estudos. Acessar aqui a lista dos cursos de graduação oferecidos pela UFSC.
5  Imprimir o contrato de estudos, coletar as assinaturas dos responsáveis pelo intercâmbio e fazer o upload do contrato no Sistema de Inscrições.
6  Fazer o upload dos documentos solicitados para a candidatura.
7 Após o preenchimento do formulário e upload dos documentos, salvar a aplicação e pressionar a tecla ENVIAR, caso contrário sua candidatura não será visualizada pela equipe da SINTER.
8 A sua candidatura será enviada novamente à sua instituição de origem para aprovação por meio de acesso ao sistema. 
9 Assim que aprovada pela instituição, a candidatura será enviada para análise dos Departamentos da UFSC.
10 Ao final do processo, tendo o aceite em pelo menos uma disciplina,  o estudante receberá a carta de aceite informando que foi aceito para estudar na UFSC. No caso de mobilidade presencial, o estudante deverá solicitar no Consulado/Embaixada do Brasil de seu país de origem, o Visto de estudante (Visto Temporário IV, vinculado à UFSC, imprescindível para a realização da matrícula). No caso de Mobilidade Virtual, não será necessário solicitar o Visto de estudante.


Informações Importantes

– Enfatizamos a exigência de um nível mínimo intermediário de proficiência em português. Isso é necessário para que os estudantes acompanhem as aulas na UFSC, que são conduzidas em português.

– Os estudantes podem realizar intercâmbio em todos os campi da UFSC. Basta seguir os mesmos procedimentos de inscrição, no momento da escolha do curso o estudante deve escolher em qual o campus gostaria de estudar. Alertamos que os cursos oferecidos em um campus não são os mesmos ofertados em outro. Veja aqui algumas informações sobre nossos campi.

– A nomeação do estudante não tem como objetivo selecionar os candidatos. A admissão ao programa de intercâmbio somente será efetivada após o aceite da candidatura pelos Chefes de Departamento.  O estudante poderá acompanhar o status da sua candidatura através do Sistema de Inscrições.

– Se aceito, o estudante receberá a carta de aceite por e-mail. Além disso, a carta também ficará disponível no sistema para download. Lembramos que os consulados brasileiros foram orientados a receberem cartas de aceite emitidas pelas Universidades Públicas Brasileiras por via digital, por isso, as cartas de aceite não serão encaminhadas pelos correios.

– Alterações de disciplinas podem ser realizadas quando o aluno chegar ao Brasil, após a matrícula e respeitando o máximo de 25 horas-aula semanais. Para verificar informações relacionadas às disciplinas de graduação oferecidas pela UFSC, como os horários e as ementas, o estudante deve acessar o seguinte link: http://cagr.sistemas.ufsc.br/modules/comunidade/cadastroTurmas/index.xhtml

– Recomendamos que o estudante não reserve vôo ou faça outros planos de viagem antes do recebimento da Carta de Aceite.