SINTER representa a UFSC no Workshop da Regional Sul da FAUBAI em Chapecó/SC

11159486_10205741468031225_7401549954308067310_nO Secretário de Relações Internacionais e Diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Superior (FAUBAI), prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, a coordenadora institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, Profa. Rosane Rosendo, e as servidoras técnico-administrativas Elenir Vieira (Programas Internacionais), Fernanda Leal (Coordenadoria Administrativa) e Rafaela Céspedes (Incoming) representaram a UFSC no Workshop da Regional Sul da FAUBAI, que aconteceu na Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) no dia 14 de abril de 2015.

01O evento, organizado pela Unochapecó com o apoio da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), teve caráter preparatório para a FAUBAI 2015 Conference (Cuiabá, de 25 a 29 de abril de 2015), na qual mais de 400 participantes brasileiros e estrangeiros se inscreveram. Para acessar a programação da FAUBAI 2015 Conference, clique aqui.

O Workshop contou com a participação de nove instituições de ensino superior da região sul: Unochapecó, UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), UDESC, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS),  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Faculdade Assis Gurgacz (FAG-Cascavel).

Na primeira parte da programação, a Diretora da FAUBAI, Profa. Renée Zicman, apresentou a palestra “As universidades brasileiras e a internacionalização” e o Secretário de Relações Internacionais da UFRGS e Vice-Diretor da Regional Sul da FAUBAI, prof. Nicolas Maillard, apresentou a palestra “Duplo-diploma e co-tutela”. Na segunda parte, o prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho apresentou a palestra “Bolsas para estudantes internacionais” e os professores Ricardo Rezer e Edivaldo  José Bortoleto, da Unochapecó, relataram suas experiências no âmbito da educação superior internacional.

Texto: Fernanda Leal – caa.sinter@contato.ufsc.br