Informações gerais para estudantes internacionais

Nível de Português exigido

O estudante deverá ter, no mínimo, nível intermediário de língua portuguesa se desejar cursar disciplinas da graduação, que são lecionadas nesse idioma. Portanto, será exigido certificado de proficiência em português em nível intermediário (será aceito certificado emitido por qualquer instituição de ensino ou professor da língua portuguesa) ou autodeclaração de proficiência.

Visto de Estudante

O Visto Temporário de Estudante tem validade de até um ano, podendo ser prorrogado por igual período, por sucessivas vezes, enquanto durar o curso.
O pedido de prorrogação deve ser autuado junto ao Departamento de Polícia Federal ou no Protocolo Geral do Ministério da Justiça, mediante prova do aproveitamento escolar e declaração de prorrogação de Visto emitida pela SINTER. É importante que os estudantes fiquem atentos ao prazo de expiração do visto. Uma vez expirada a data, o estudante só conseguirá solicitar novo visto em consulado brasileiro fora do país.
Atenção: Não é possível trocar tipo de Visto em território brasileiro, portanto, o estudante só deverá sair de seu país de origem com Visto de Estudante (Visto temporário IV). O estudante não poderá matricular-se na UFSC, nem mesmo no curso extracurricular de Português para Estrangeiros sem o Visto de Estudante.
Aos estudantes de Estados partes do MERCOSUL é permitida a matrícula na UFSC, portando Autorização de residência com base em Acordo ou Tratado de Residência – MERCOSUL (TEMPORÁRIO). Mais informações no Decreto n.º 6.975/2009.

Moradia

A UFSC não dispõe de acomodações para alunos de intercâmbio. Portanto, os estudantes devem buscar suas próprias acomodações na cidade. A SINTER dispõe de um cadastro de moradias para locação cujo próprio estudante poderá fazer contato com o proprietário para obter informações.

Outras informações relevantes

Os estudantes de intercâmbio poderão inscrever-se em disciplinas de quaisquer departamentos da UFSC, desde que reúnam os requisitos necessários e cumpram as exigências estabelecidas. No entanto, o aceito ficará condicionado à existência de vagas.
Todas as responsabilidades relacionadas ao intercâmbio, como obtenção de visto, passaporte, passagens, estadia, transporte, alimentação e moradia, serão de responsabilidade dos estudantes, recebendo ou não bolsa ou apoio financeiro.
Os estudantes em intercâmbio não pagarão taxas na UFSC, exceção em atividades de extensão, cursos extracurriculares, ou quaisquer outras atividades não regulares. Apenas serão pagas as taxas da instituição de origem, caso houver, de acordo com suas políticas e regulamentações.