Informações gerais para estudantes internacionais

Calendário Acadêmico

O calendário acadêmico da UFSC é dividido em dois semestres. O primeiro semestre inicia normalmente em março e termina em julho; já o segundo semestre normalmente inicia em agosto e termina em dezembro. As datas podem variar a cada ano, por isso para verificar as datas do calendário acadêmico atual da UFSC acesse:  https://dae.ufsc.br/calendario-academico-de-graduacao/

Período de férias

A UFSC oferece dois períodos de férias por ano. O período mais longo é durante o verão, e ocorre de dezembro a março. As férias de inverno costumam durar duas semanas no final de julho ou início de agosto. Nesse período, cursos de verão ou de inverno podem ser oferecidos e pesquisas também podem ser agendadas com um professor, caso haja interesse do estudante.

Nível de Português exigido

O estudante deverá ter, no mínimo, nível intermediário de língua portuguesa se desejar cursar disciplinas da graduação, que são lecionadas nesse idioma. Portanto, será exigido certificado de proficiência em português em nível intermediário (será aceito certificado emitido por qualquer instituição de ensino ou professor da língua portuguesa) ou autodeclaração de proficiência.

Visto de Estudante

O Visto Temporário de Estudante tem validade de até um ano, podendo ser prorrogado por igual período, por sucessivas vezes, enquanto durar o curso.

O pedido de prorrogação deve ser autuado junto ao Departamento de Polícia Federal. A SINTER conta com o serviço de apoio ao imigrante para solicitar o registro e renovação do Registro Nacional Migratório (RNM) junto à Polícia Federal. Mais informações nesta página: https://sinter.ufsc.br/registro-nacional-migratorio-rnm/ 

É importante que os estudantes fiquem atentos ao prazo de expiração do visto. Uma vez expirada a data, o estudante só conseguirá solicitar novo visto em consulado brasileiro fora do país.

Atenção: Não é possível trocar tipo de Visto em território brasileiro, portanto, o estudante só deverá sair de seu país de origem com Visto de Estudante (Visto temporário IV). O estudante não poderá matricular-se na UFSC, nem mesmo no curso extracurricular de Português para Estrangeiros sem o Visto de Estudante.

Aos estudantes de Estados partes do MERCOSUL é permitida a matrícula na UFSC, portando Autorização de residência com base em Acordo ou Tratado de Residência – MERCOSUL (TEMPORÁRIO)Mais informações no Decreto n.º 6.975/2009.

Moradia

A UFSC não dispõe de acomodações para alunos de intercâmbio. Portanto, os estudantes devem buscar suas próprias acomodações na cidade. A SINTER dispõe de um cadastro de moradias para locação cujo próprio estudante poderá fazer contato com o proprietário para obter informações.

Certificado de Notas

Todo aluno intercambista, antes de encerrar seu vínculo com a universidade, deve entregar na Sinter a Certidão Negativa de Débito (requerida na Biblioteca). Esse documento prova que o aluno não tem débitos com a universidade.  Somente após entregar a certidão, o estudante receberá seu Certificado de Notas.

Displinas oferecidas pela UFSC

Para verificar informações relacionadas às disciplinas de graduação oferecidas pela UFSC, como os horários e as ementas, o estudante deve acessar o seguinte link: http://cagr.sistemas.ufsc.br/modules/comunidade/cadastroTurmas/index.xhtml

COMO IDENTIFICAR OS HORÁRIOS DAS AULAS

Exemplo: 5.0820-2/CCS-CCS919

5 significa o dia da semana, nesse caso quinta-feira. (2- segunda-feira, 3-terça-feira, 4- quarta-feira, 5-quinta-feira e 6-sexta-feira);
0820 é o horário de início da aula, isto é às 08h20 da manhã;
2 é o número de aulas, nesse caso, duas aulas;
CCS é o prédio onde ocorrerão as aulas, nesse caso significa Centro deCiências da Saúde;
CCS919 é a sala de aula.

Outras informações relevantes

Os estudantes de intercâmbio poderão inscrever-se em disciplinas de quaisquer departamentos da UFSC, desde que reúnam os requisitos necessários e cumpram as exigências estabelecidas. No entanto, o aceito ficará condicionado à existência de vagas.

Todas os custos relacionadas ao intercâmbio, como obtenção de visto, passaporte, passagens, estadia, transporte, alimentação e moradia, serão de responsabilidade dos estudantes, recebendo ou não bolsa ou apoio financeiro.

Os estudantes em intercâmbio não pagarão taxas na UFSC, exceção em atividades de extensão, cursos extracurriculares, ou quaisquer outras atividades não regulares. Apenas serão pagas as taxas da instituição de origem, caso houver, de acordo com suas políticas e regulamentações.