Nota da Embaixada do Brasil enviada aos bolsistas CsF na Coreia do Sul

A Embaixada do Brasil em Seul vem acompanhando atentamente a situação na Península Coreana mantendo constante contato com as autoridades sul-coreanas e com as demais representações diplomáticas na Coreia do Sul.

Entendemos que as notícias sobre a situação política na Península podem gerar apreensão, principalmente aos familiares no Brasil, que acompanham o assunto pela mídia, muitas vezes com abordagem sensacionalista. Até o  presente momento, contudo o que se observa é apenas uma elevação do tom na retórica belicosa que, infelizmente, faz parte do cotidiano da Coreia desde o fim da guerra, em 1953. A Embaixada, no entanto, por instrução do Itamaraty, em Brasília, tem preparado um plano de evacuação dos cidadãos brasileiros caso isso seja necessário ou desejável. O plano foi elaborado em conjunto com o Adido Militar de Defesa e prevê a colaboração com as forças armadas coreanas sob a forma de um comando conjunto.
Por hora, solicitamos que mantenham contato frequente com seus familiares informando sobre a normalidade das atividades nas universidades e do dia-a-dia no país. Como medida de precaução, procurem não ficar afastados de suas universidades por longos períodos de tempo, mantendo o foco nos estudos e na preparação para as atividades de pesquisa/estágio no verão. A Embaixada entrará em contato por e-mail para solicitar atualização dos números de telefone adquiridos pelos novos alunos.
Embaixada do Brasil em Seul