Estudantes da UFSC já podem estudar nos Andes Peruanos, perto de Machupicchu e do Vale Sagrado dos Incas

Universidad Andina del Cusco, Perú.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), acaba de estabelecer um convênio para intercâmbio com a Universidad Andina Del Cusco (UAC).

A UAC, localizada na região dos Andes, que compreende o Vale Sagrado dos Incas e vários sítios arqueológicos, incluindo Machupicchu, que tem cinco faculdades, quatorze cursos de graduação e uma escola de pós-graduação, além de um Centro de Idiomas destinado ao ensino da língua espanhola para estrangeiros.

As Faculdades, que a partir deste convênio estão abertas a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da UFSC, são:

• Facultad de Ciencias Económicas, Administrativas y Contables (Administración, Contabilidad y Economia)
  • Facultad de Ciencias Sociales y Educación (Educación y Turismo)
  • Facultad de Derecho y Ciencia Política (Derecho)
  • Facultad de Ingeniería (Ingeniería Industrial, Ingeniería de Sistemas, Ingeniería Civil)
  • Facultad de Ciencias de La Salud (Enfermería, Obstetricia, Estomatología, Medicina Humana)

Além de Macchupichu, a cidade de Cusco fica próxima a outros sítios arqueológicos incas, como Chincero, Ollantaytambo e Huchu y Qosqo. Este último está em pleno processo de restauração, mas já recebe visitantes de vários países. A equipe responsável pela restauração acredita que tal sítio virá a ser ainda mais visitado que Machupicchu, porque para seu acesso será construído um teleférico.

Plaza de Armas, Cusco, Perú.

Por sua antiguidade e importância histórica, o centro da cidade de Cusco conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pre-hispânicas, assim como construções coloniais, o que motivou sua declaração como Patrimônio Mundial em 1983.

Interessados em realizar intercâmbio com a UAC deverão observar os Procedimentos para a realização de intercâmbios e, em caso de dúvidas, entrar em contato com intercambio.sinter@contato.ufsc.br.