UFSC participa da Oficina de Revisão do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G)

O Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e a Coordenadora de Programas, Zulmira da Silva, estiveram em Brasília representando a UFSC na Oficina de Revisão do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) nos dias 22 e 23 de julho.

Ao evento, organizado pela Assessoria Internacional do MEC e SESU-MEC, juntamente com o MRE, foram convidadas as 14 Universidades Brasileiras com maior número de estudantes convênio PEC-G, dentre elas a UFSC.

O programa PEC-G completa 50 anos de existência em 2014, nos quais 20.000 alunos de países da América Latina, África e Ásia ingressaram em universidades brasileiras. Apesar dos problemas de adaptação dos alunos PEC-G, o índice de evasão/desistência é menor do que a média brasileira.

O Programa PEC-G é baseado em acordos bilaterais firmados entre Brasil e países considerados “em desenvolvimento”, e direcionado à cooperação Sul-Sul. Atualmente há 55 países com acordos com o Brasil no âmbito do PEC-G. O Programa não oferece bolsa, mas uma vez no Brasil os alunos podem pleitear bolsas mérito oferecidas pelo MRE e bolsas PROMISAES oferecidas pelo MEC para alunos com vulnerabilidade econômica.

Após cursar a graduação no Brasil o aluno deve retornar a seu país de origem, onde recebe o diploma na Embaixada do Brasil. Após 2 anos, podem retornar para realizar pós-graduação, agora com bolsa, dentro do Programa PEC-PG, o que muitos fazem.

Estudantes de Angola, Camarões e Cabo Verde também participam da Oficina, de forma a incluir a visão dos estudantes na avaliação. É um programa muito bem sucedido, voltado à cooperação Sul-Sul. Entretanto, após 50 anos de existência, muitas coisas mudaram e há consenso de que se faz necessária uma reformulação.

Esta Oficina foi o primeiro passo para tal e até 2014 deveremos ter muitas novidades no Programa PEC-G.