Embaixadora da Áustria propõe ampliar convênios com a UFSC

Embaixadora da Áustria é recebida em audiência.Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A embaixadora da Áustria, Marianne Feldmann, e a chefe do escritório de representação do Ministério de Relações Exteriores em Santa Catarina, Carmen Lídia Richter Ribeiro Moura e o secretário de Relações Internacionais da UFSC, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, foram recebidos, em audiência, pela vice-reitora Lucia Helena Martins Pacheco, na quinta-feira, 10 de outubro.

Marianne tem como proposta o aumento de convênios entre a UFSC e as universidades austríacas. O professor Pinheiro falou sobre a política de internacionalização da Universidade – uma das primeiras a estabelecer convênio com universidades estrangeiras – e disse que, atualmente, são mais de 400 convênios com instituições dos cinco continentes. Destacou que a atual gestão tem como uma das metas que a internacionalização sirva como instrumento de solidariedade, contemplando também países africanos, e outros menos favorecidos social e economicamente.

Atualmente, a UFSC tem apenas um convênio com a Áustria – Universidade de Viena–, mas já possui cerca de 50 convênios com Alemanha e França. Os primeiros estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras já foram recebidos pela Áustria, que, a exemplo da Alemanha,vai oferecer um curso de alemão para que os alunos possam atingir o nível desejado na língua. “Queremos engenheiros;  não precisam ser filólogos”, disse Marianne.

As propostas de convênio são para as universidades de Leoben, Viena e Salzburg. Na primeira, há oportunidades de estudo em Mineração, Engenharia de Túneis, Engenharia Mecânica e Novos Materiais, sendo que a cidade fica a apenas duas horas de Viena. Em Salbzurg, a vice-reitora para Assuntos Internacionais é brasileira.

A embaixadora falou, também, sobre os estudos sendo realizados com universidades como a UnB, para que haja uma dupla titulação. Além disso, está sendo viabilizado um acordo com a companhia Vale, que, agora, tem um escritório comercial em Salzburg.

“Graças ao Programa Ciência sem Fronteiras, pode-se também oferecer a possibilidade do professor visitante”, disse Marianne, que ainda levantou questionamento sobre os pontos de interesse da UFSC, obtendo como resposta da vice-reitora que o interesse da Universidadeestende-se a todas as áreas.

O professor Pinheiro Machado sugeriu que se pode fazer um “Dia da Áustria” na UFSC, trazendo informações sobre as universidades desse país.

Marianne finalizou contando sobre o curso de Social Designda Universidade de Viena, que tem como enfoques Antropologia, Arquitetura, História, Design, entre outras matérias, visando capacitar pessoas para fazer uma cidade do futuro mais humanizada, baseada no modo Work, Live and Play. Um acordo com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) já foi firmado com a Universidade de Artes Aplicadas da Áustria.

Mais informações com o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, pelo telefone (48) 3721-8220.

Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Fotos: Henrique Almeida/ Diretor de Fotografia/Agecom/UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos / Agecom / UFSC