Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa agenda de visitas internacionais à UFSC

A Secretaria de Relações Internacionais torna pública a agenda das visitas de instituições estrangeiras que serão recebidas pela Universidade Federal de Santa Catarina em outubro, novembro e dezembro de 2013, como parte de sua política de internacionalização.

OUTUBRO

22 DE OUTUBRO

Visita de representante da Instituição Internacional Columbus e Secretário de Relações Internacionais da Galway Mayo Institute of Technology, da Irlanda, Dr. Larry Elwood.

Programação:

11 horas – Reunião com o secretário de relações internacionais, chefias de departamentos e coordenações de curso das areas das engenharias, fisica e matemática, e computação. Local: SINTER

28 E 29 DE OUTUBRO

Visita do reitor da University of Prince Edward Island, do Canadá, Prof. Alaa Abd-El-Azis, e do Cônsul Geral do Canadá, Stéphane Larrie.

Programação:

28/10 – 10h30min (dia não letivo) – Reunião com a magnífica reitora e assinatura de acordo de cooperação entre a University of Prince Edward Island e a UFSC. Local: Gabinete da Reitoria (GR).

29/10 – 10 horas – Reunião com o coordenador de convênios internacionais e professores das áreas de maricultura, veterinária e engenharia de alimentos.

30 E 31 DE OUTUBRO

Visita do embaixador do Timor Leste no Brasil, Sr. Domingos de Souza.

Programação:

30/10 – 18 horas – Reunião com vice-reitora e secretário-adjunto de relações internacionais. Local: Gabinete da Reitoria (GR).

31/10 – 9 horas – Evento “Bem vindo Timor Leste, Bem vindo ao Brasil”. Local: Auditório do Centro de Educação (CED).

NOVEMBRO

1 DE NOVEMBRO

Visita do vice-reitor de políticas internacionais da  Katholieke University Leuven, da Bélgica, Prof. Danny Pieters, e do presidente da associação de pesquisa da University of Antwerp, Prof. Jean-Pierre Timmermans.

Programação:

10h30min – Reunião com o secretário de Relações Internacionais  e diretores do Centro Tecnológico, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Centro de Ciências Jurídicas. Local: Sala de reuniões do Gabinete da Reitoria (GR).

14 horas – Palestra das universidades destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação e à comunidade universitária em geral. Representará a KU Leuven o Prof. Danny Pieters, vice-reitor de políticas internacionais, que apresentará a Universidade e um panorama de como o direito da União Europeia coordena os diversos sistemas nacionais de segurança social em favor dos trabalhadores que se deslocam de um estado-membro para outro. Representará a University of Antwerp o Prof. Jean-Pierre Timmermans, presidente da associação da universitário de pesquisa, que apresentará a Universidade e a Associação. Local: Sala dos Conselhos (térreo do prédio da Reitoria).

7 DE NOVEMBRO

Visita do diretor executivo de relações internacionais, diretor da faculdade de agricultura e professor da faculdade de agricultura da Dalhousie University, do Canadá, Dr. Alain Boutet, Dr. David Gray e Dr. Balakrishnan Prithiviraj.

Programação:

10 horas – Visita a laboratórios, departamentos e direção do Centro de Ciências Agrárias.

14 horas – Reunião dos visitantes com interessados, aberta à comunidade universitária. Local: Sala de reuniões do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas (Centro de Ciências Agrárias).

7 DE NOVEMBRO

Visita do professor de estudos lusofônicos, do Departamento de espanhol, português e estudos latino-americanos da University of Nottingham, do Reino Unido, Prof. Mark Sabine.

Programação:

14 horas – Reunião com secretário de relações internacionais. Local: SINTER.

16 horas – Encontro com estudantes da University of Nottingham na UFSC. Local: SINTER.

8 DE NOVEMBRO

Visita do diretor e da coordenadora administrativa de mobilidade internacional da faculdade de Direito da University of Antwerp (Bélgica), Mieke Briels.

Programação:

9 horas – Reunião com o coordenador de convênios internacionais, Prof. Aguinaldo Pinto. Local: SINTER

10 horas – Reunião com professores do curso de Direito. Local: Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

18 A 22 DE NOVEMBRO

Visita da diretora de serviços sociais e dos responsáveis pelos departamentos de alimentação, alojamento e cooperação com América Latina e Ásia, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, Sra. Dácia Correia, Sr. Jacinto David Monteiro, Sr. José Cossa e Sra. Etelvina Mostinha Razão.

Programação:

Os visitantes serão recebidos pela SINTER e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A programação está em construção.

2 A5 DE DEZEMBRO

Visita do ministro das pescas de Moçambique, Sr. Victor Manuel Borges, e delegação.

Programação:

9 horas – Reunião com a magnífica reitora e assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério das Pescas de Moçambique, Instituto Politécnico de Gaza e UFSC. Local: Gabinete da Reitoria (GR).

10 horas – Visita aos laboratórios do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias.

16 horas – Palestra do ministro das pescas de Moçambique, aberta à comunidade universitária, intitulada “Oportunidades de desenvolvimento e investimentos na aquicultura de Moçambique”. Local:  Sala dos Conselhos (térreo do prédio da reitoria).

19 horas – Encontro com estudantes moçambicanos na UFSC. Local: SINTER.

As programações poderão sofrer alterações.

As visitas de instituições internacionais à Universidade Federal de Santa Catarina são organizadas pela SINTER.  Clique aqui para conhecer os procedimentos.

Mais informações:

Fernanda Leal  – Secretária-executiva da Secretaria de Relações Internacionais (sinter@contato.ufsc.br | Ramal 8220)