Aluna da UFSC recebe premiação internacional em Paris

Aluna da UFSC recebe prêmio na França

A estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Clarissa Debiazi Zomer, finalizou seu período de doutorado sanduíche no Solar Energy Research Institute of Singapore (SERIS), vinculado à National University of Singapore (NUS), pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), com seu trabalho premiado na 28ª European Photovoltaic Solar Energy Confere and Exhibition (EU PVSEC 2013), ocorrida nos dias 30 de setembro a 4 de outubro em Paris.

A fim de encorajar trabalhos de alta qualidade entre jovens pesquisadores, a EU PVSEC 2013 selecionou seis trabalhos enviados por estudantes, um de cada tema da conferência, considerados os estudos mais notáveis e proeminentes no campo da energia solar fotovoltaica.

O trabalho de Clarissa, eleito o melhor da categoria “Sistemas Fotovoltaicos”, intitula-se “The Balance between Aestherics and Performance in Building-integrated Photovoltaics in the Tropics”. Clarissa é arquiteta e atua no Grupo Fotovoltaica/UFSC desde 2003 com integração de sistemas fotovoltaicos em edificações.

A estudante apresentou sua pesquisa durante a seção “PV and Architecture: Wolrdwide Experience and Issues” e recebeu a premiação na cerimônia de encerramento da conferência. Além da premiação estudantil, este trabalho foi selecionado pelo Comitê Científico da conferência como um dos 20 melhores entre os 1.752 trabalhos recebidos, sendo convidado a ser submetido à revista Progress in Photovoltaics. O artigo está previsto para ser publicado ainda este ano.

Fonte: Ciências sem Fronteiras.