Estudantes estrangeiros recebem as boas-vindas da UFSC

DSC_5242-e1407520368892A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC  recebeu na manhã desta sexta-feira os 195 estudantes estrangeiros que chegaram para participar do programa de  intercâmbio. São 60 alunos de Portugal, 33 da Alemanha, 28 da França, 20 da Espanha, 15 da Colômbia, dez da Argentina, oito da Itália, cinco do México, três do Canadá, dois do Chile, dois da Áustria, dois dos Estados Unidos, dois da Holanda e dois da Inglaterra.

Na cerimônia de boas-vindas, realizada no auditório da Reitoria, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco reiterou que a importância do intercâmbio não é apenas acadêmica. “Esta experiência internacional é boa não somente para vocês, mas também para os estudantes daqui, que poderão conhecer diferentes possibilidades culturais de viver, solucionar problemas e elaborar estratégias para o cotidiano”, observou.

O secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, convidou os novos alunos da UFSC, um de cada nacionalidade por vez, a levantar-se e apresentar-se aos outros intercambistas, que aplaudiam. “Talvez seja melhor não falarmos de futebol hoje”, brincou – as chamadas eram por ordem alfabética, e os dois primeiros países foram Alemanha e Argentina. A coordenadora administrativa da Sinter, Fernanda Leal, falou rapidamente, em inglês, mas avisou: “Espero que vocês conversem muito e aprendam bem o português”. As boas-vindas do secretário-adjunto de Relações Internacionais, Aguinaldo Pinto, também foi breve, e os intercambistas foram apresentados ainda aos estagiários da Secretaria.

Elenir Vieira, do programa de intercâmbio, convidou todos para uma volta pela Ilha de Santa Catarina, que deve ser realizada em setembro, e falou também de assuntos práticos: a estrutura e funcionamento da UFSC, serviços como bibliotecas, RU, HU, laboratórios, rede wi-fi, providências para matrícula e regularização de documentos junto à Polícia Federal. Também passou orientações sobre moradia, transporte e alimentação, além de cuidados importantes no dia a dia de quem chega a um novo país.
Os estudantes são de várias áreas; a maior parte é das engenharias e da Educação Física. O intercâmbio é de seis meses, prorrogáveis por mais seis.

Fabio Bianchini/Jornalista na Agecom/UFSC

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/UFSC