Secretário de Relações Internacionais representa a UFSC no 3º Seminário de Internacionalização Universitária

predioO Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB1), em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), promoveu, de 9 a 13 de fevereiro de 2015, em Washington (EUA) o “3º Seminário de Internacionalização Universitária” e uma reunião para discutir o Edital 2015 do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC-OEA-GCUB). A UFSC foi representada pelo seu Secretario de Relações Internacionais, prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

Foto: O Seminário e a reunião ocorreram no edifício da secretaria geral da OEA em Washington.

O Seminário de Internacionalização apresentou poucas novidades, como o relato do Profesor Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, de que nessa Universidade o aluno de doutorado pode escrever a tese em sua língua materna, desde que a banca leia na língua do aluno, com um resumo expandido em Francês. O Professor Akkari também questionou a possibilidade de multiculturalismo nas universidades, num mundo que se move pelos rankings internacionais.

Quanto ao novo Edital do Programa PAEC, quase nada mudou, e nos preocupa algumas incongruências do Edital com as normas das universidades parceiras, o que pode trazer dificuldades a um programa meritório como esse. O Programa PAEC OEA/GCUB visa oportunizar a estudantes com nacionalidade e/ou residência nos Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), com exceção do Brasil, realizar estudos na pós-graduação em universidades brasileiras.

O GCUB e a OEA fomentam o Programa, mas são as universidades brasileiras que fornecem as vagas e as bolsas aos alunos. A seleção é feita primeiro nas universidades e depois uma comissão nomeada pelo GCUB-OEA sistematiza e faz a seleção final em Washington. Conforme o site do Programa, “o objetivo da iniciativa é promover a maior integração das universidades brasileiras na região, incentivando o intercâmbio científico e cultural, melhorando a mobilidade estudantil internacional e apoiando o desenvolvimento humano de indivíduos notáveis nas Américas.”

Na primeira versão do PAEC, em 2012, um total de 16 universidades brasileiras ofereceram 53 bolsas, todas de mestrado. Houve 4000 candidatos de 18 países, e todas as 53 bolsas foram ocupadas. Em 2014, o Programa já contava com 46 universidades participantes, 5000 candidatos de 28 países, e 506 bolsas de mestrado e doutorado oferecidas.

A UFSC entrou no Programa em 2013, e desde então tem oferecido anualmente duas bolsas de mestrado e uma de doutorado aos candidatos. Para a UFSC é importante participar desse Programa, pois está em acordo com um de seus principais objetivos de internacionalização: “… proporcionar solidariedade aos povos (com) os quais podemos aportar inovação científica e tecnológica, e formação de pessoal.” A presença de estudantes internacionais na UFSC também qualifica o ambiente acadêmico, e promove a internacionalização dos Programas de PG, quesito muito valorizado pela CAPES em suas avaliações.

1 O GCUB é uma associação de dirigentes universitários composta por 70 universidades brasileiras – federais, estaduais, confessionais e comunitárias, fundada em 2008.

Texto: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho