UFSC recepciona mais de 170 estudantes internacionais

© Pipo Quint / Agecom / UFSCA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu na sexta-feira, 6 de março, 173 estudantes de 25 países para o semestre letivo 2015.1. A cerimônia de recepção, que contou com a presença de gestores da Universidade, teve palestra e distribuição de kits de boas-vindas.

Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Antônio Oliveira Vieira, representando as reitoras; o secretário de Relações Internacionais (Sinter), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e o secretário adjunto dessa secretaria, Aguinaldo Pinto; além de Elenir Marlene Vieira e Rafaela Ribeiro Céspedes, da coordenação de Programas Internacionais da Sinter. A recepção contou, também, com uma palestra do professor Marcos Bosquetti, do Departamento de Ciências da Administração, com orientações aos estudantes sobre a UFSC e a cidade de Florianópolis.

“Queremos que vocês se sintam bem aqui, estamos de portas abertas para orientá-los e esperamos que vocês possam ter uma ótima experiência aqui na UFSC”, disse Carlos Vieira, que também falou da estrutura da UFSC, a cultura de receptividade da instituição e a criatividade e comprometimento institucional das mais de 50 mil pessoas que compõem sua comunidade.

número-de-estudantes-por-paísO secretário da Sinter orientou os estudantes a respeito do consumo de bebidas alcoólicas, cuidados com o mar, na prática de esportes de aventuras e nas trilhas. “Temos uma preocupação com a segurança de vocês. Fiquem atentos. Queremos que voltem para casa tão bem quanto vieram para cá, quem sabe até melhores!”, ressalta Pinheiro. “Aqui na UFSC, com muito esforço, conseguimos realizar muitas coisas boas. Queremos que vocês, ao saírem daqui, levem essas experiências positivas”, salienta.

Esta é a primeira vez que o estudante espanhol Fabián participa de um programa de intercâmbio. Em Florianópolis desde 12 de fevereiro, o aluno já se sente bem integrado à cidade. “Moro na Lagoa e já vi o carnaval. Estou animado para estudar também”, entusiasma-se o estudante de Ciências Contábeis.

Vanessa, estudante da Alemanha, cursa Relações Internacionais e está em seu segundo semestre na UFSC. “Me sinto integrada aqui. Tem coisas que são muito fáceis, e outras nem tanto, como a língua, a Polícia Federal [órgão responsável pela tramitação dos documentos de cidadãos estrangeiros no Brasil]. Mas os brasileiros ajudam muito, são muito abertos”, elogia a estudante.

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação

Revisão: Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC