Secretário-adjunto de Relações Internacionais participa de missão oficial no Reino Unido

Visita à Universidade de Sheffield HallamA convite da Embaixada Britânica no Brasil e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), o Prof. Aguinaldo R. Pinto, Secretário-adjunto de Relações Internacionais, participou  de uma missão ao Reino Unido, que foi composta por representantes de dez universidades brasileiras. Essa missão, que ocorreu entre os dias 26 a 30 de outubro de 2015, teve por objetivo fortalecer os laços de cooperação entre universidades brasileiras e instituições britânicas, bem como buscar novas formas de financiar pesquisas conjuntas e os programas de mobilidade acadêmica.

No dia 26 aconteceu o Fórum de Cooperação entre Universidades Britânicas e Brasileiras, onde foram apresentados os modelos de educação superior dos dois países, bem como as formas de cooperação atualmente existentes. Também foram discutidos os temas de colaboração para potenciais parcerias nas áreas da pesquisa e do ensino. Ao final deste fórum aconteceram simultaneamente três mesas redondas, cujos temas foram: Indústria Criativa, Esportes e Inovação.

Entre os dias 27, 28 e 29 foram realizadas visitas a universidades britânicas, durante o qual os membros da delegação brasileira puderam se reunir com representantes de diversos setores das universidades visitadas, bem como conhecer suas instalações e por vezes se reunir com estudantes brasileiros que lá se encontravam. Foram apresentados os projetos de parcerias Brasil-Reino Unido vigentes nessas universidades e novas propostas de colaboração foram apresentadas e discutidas. As instituições visitadas foram Universidade Metropolitana da Manchester, Universidade de Salford, Universidade de Sheffield Hallam, Universidade de Nottingham e Universidade de Coventry. Na ocasião da visita à Universidade de Nottingham estiveram presentes também representantes da Universidade de Birmingham. Dentre estas, a UFSC mantém há longa data Acordos de Cooperação, que inclui a mobilidade de alunos, com as Universidades de Nottingham e Birmingham. Visita à Universidade de Nottingham.

Por fim, no dia 30 aconteceu o I Encontro de Reitores Brasil-Reino Unido, que contou com a presença de diversas autoridades diplomáticas de ambos os países, Reitores, Vice-Reitores, Pró-Reitores e Assessores de Relações Internacionais de diversas universidades britânicas e brasileiras. Foram discutidas alternativas de como aumentar a mobilidade de pessoas e ideias e estratégias para aumentar as parcerias existentes, bem como as melhores práticas de parcerias universidade-empresas. A última parte deste Encontro aconteceu na forma de três mesas-redondas simultâneas, cuja discussão esteve focada nos próximos passos para se desenvolver relações novas e sustentadas entre as instituições brasileiras e britânicas. A missão se encerrou com uma recepção na residência oficial do Embaixador brasileiro em Londres.

Texto de Prof. Dr. Aguinaldo R. Pinto

Publicado por: Elisa Teixeira – estagiária SINTER