UFSC é a quinta universidade mais sustentável do Brasil
A UFSC é a quinta universidade mais sustentável do Brasil e a segunda colocada entre as federais, conforme levantamento publicado na última quarta-feira, 26 de outubro, pelo QS Ranking Mundial 2023. Nas primeiras posições estão, respectivamente, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com a análise de desempenho de 700 universidades no mundo, esta foi a primeira vez que o QS ranking realizou uma avaliação com o recorte específico para a Sustentabilidade. A metodologia utilizada é composta por indicadores voltados à medição da capacidade de uma instituição no enfretamento a desafios ambientais, sociais e de governança.
A proposta é avaliar o impacto institucional “para capturar efetivamente o desempenho da universidade quando se trata de fazer mudanças positivas para as pessoas e o planeta”. Os indicadores são divididos em dois grandes grupos: medidas de impacto social e medidas de impacto ambiental. No primeiro, são avaliados critérios como igualdade de gênero e ações afirmativas, troca de conhecimento entre instituições, reputação acadêmica e empregabilidade.
Já o segundo grupo engloba aspectos como pesquisa sustentável, educação sustentável e instituições sustentáveis – este último indicador avalia, por exemplo, a estratégia de sustentabilidade da Universidade, a disponibilidade de relatório sobre emissões energéticas, a existência de formações estudantis focadas em sustentabilidade ambiental, entre outros.
Confira a notícia completa no site da UFSC













