UFSC está entre as 21 melhores universidades brasileiras no ranking de desenvolvimento sustentável da THE
A Times Higher Education (THE) publicou o resultado do Impact Rankings 2023, que avalia as universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Nesta edição, 1.591 universidades de 112 países/regiões participaram da avaliação. Em uma classificação geral entre todos os ODS, a UFSC ocupa a posição 601-800 das 1.591 universidades ranqueadas, com pontuação de 59.7 a 66.7.
Dentre as instituições brasileiras, a UFSC ocupa a quinta faixa classificatória. Entre as universidades federais, ocupa a terceira faixa. Ela se destaca por ações nos seguintes ODS:
- ODS 12: Consumo e Produção Responsável;
- ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura;
- ODS 7: Energia Acessível e Limpa.
O melhor desempenho geral foi da Western Sydney University, da Austrália, seguida pela University of Manchester, do Reino Unido e pela Queen’s University, do Canadá. Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) foi a que apresentou o melhor desempenho, ficando entre o 101º e 200º lugar geral. Os indicadores do Impact Rankings 2022 fornecem comparações em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino.
A Times Higher Education (THE) é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior, filiada ao jornal The Times, que anualmente elabora um conjunto de rankings considerado um dos mais abrangentes, equilibrados e confiáveis do mundo. Além de todas as ações institucionais que atendem aos ODS, a THE também classifica as instituições pela pesquisa desenvolvida em cada um dos objetivos.
Acesse aqui o resultado do ranking.
Conheça a metodologia do ranking.