Seminário sobre Cabo Verde na UFSC: “Independência? Que Independência?” – 9 e 10 de agosto

Em celebração ao aniversário da independência de Cabo Verde, a Associação de Cabo Verde e o Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), realizarão nos dias 9 e 10 de agosto de 2023, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, o Seminário “Independência? Que Independência?”.

O evento faz parte das diversas atividades de internacionalização previstas pera o mês de agosto na UFSC, conforme programação.

9 de agosto
Sala Selvino Assmann, CFH

Horário Atividade
17h30min – 18h40min Reflexões sobre a Independência de Cabo Verde
Convidado : Jorge Andrade
@supremeoverstanding (Cabo Verde)
18h45min – 19 horas Coffee-break
19 horas – 20h10min  “Crise política no Senegal: Consequência do Acordo Secreto com França no âmbito da Independência ”
Convidado: Laye Diálogo (Senegal). Ativista Social / Pan-americano
@layediallo499
20h15min – 20h30min Coffee-break
20h30min – 21h40min A perpetuação da colonialidade em África
Convidado: Óscar Sousa
Doutorando em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
@mbembwa_oscar_sousa
10 de agosto
Sala de videoconferência 324, CFH

Horário Atividade
17h30min – 18h40min
Políticas Linguísticas em Cabo Verde:   não-oficialização da língua cabo-verdiana versus língua portuguesa como patrimônio cultural e imaterial de Cabo Verde“.
Convidado: Me. Diltino Livramento Moniz Ferreira (Cabo Verde)
Doutorando em linguística – Universidade Federal do Ceará.
@diltinof
18h45min – 19 horas Coffee-break
19 horas – 20h10min Da fala para a escrita para uma Independência duradoura das línguas africanas
Convidado: Bruno Okoudowa. PhD em linguística (Gabão)
@doctorbok
20h15min – 20h30min  Coffee-break
20h30min – 21h40min
O guineense é uma língua identitária?”
Convidado: Lucas Gonçalves Inlate. Graduado em letras língua portuguesa (Unilab)
Mestrando em linguística (UFSC) ( Guiné-Bissau)

Mais informações: institutokadila@gmail.com