SINTER apresenta experiência da UFSC na pesquisa COBRADI para membros do CGRIFES/ANDIFES

09:30:12

Apresentação sobre a pesquisa COBRADI na reunião do CGRIFES

Na última sexta-feira, 15 de setembro, a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), representada pela diretora Fernanda Leal, pela coordenadora de apoio administrativo, Rafaela Céspedes, e pela chefe do Setor Financeiro, Luana Leite, além da professora Iara Leite, do curso de Relações Internacionais, compartilhou com os membros do Conselho Gestores de Relações Internacionais da ANDIFES (CGRFIFES) sua experiência como instituição participante da pesquisa Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (COBRADI) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A UFSC teve destaque em sua participação na pesquisa COBRADI de 2022 (referentes a 2021) e a SINTER compôs a mesa técnica de Lançamento da Pesquisa (veja a notícia). Em outras oportunidades recentes, a SINTER também compartilhou sua experiência como participante da Pesquisa COBRADI, a exemplo da Faubai Conference 2023, em que apresentou o trabalho “International Cooperation for Development in Higher Education: insights from UFSC participation in IPEA’s research”.

Sobre a pesquisa COBRADI

O IPEA realiza a Pesquisa COBRADI desde 2010. Para o período de 2005 e 2020, o conhecimento e informações foram consolidadas em seis relatórios distintos sobre a Cooperação Prestada do Brasil, que ajudaram o Governo Brasileiro no planejamento de suas ações externas. A partir de 2022, a pesquisa se torna a fonte oficial de informações sobre as contribuições externas do Brasil para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em outros países. Os resultados da Pesquisa COBRADI passam a ser compartilhados regularmente com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de forma que os gastos externos brasileiros com ODS possam ser integrados àqueles dos demais países. Além disso, os dados da Pesquisa COBRADI também são compartilhados com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês), para compor as estimativas e indicadores de quantificação da Cooperação Sul-Sul.