UFSC celebra 15 anos de parceria com Universidade Nacional Timor Lorosa’e

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, nesta semana, uma comitiva de representantes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), instituição de Timor-Leste com a qual a UFSC mantém convênio há mais de 15 anos. Durante a visita houve reuniões e apresentações das duas instituições, bem como estudo de ampliação de parcerias. Uma recepção foi organizada para esta sexta-feira, 21 de junho, para apresentar toda a estrutura da UFSC para o reitor e vice-reitor da UNTL.

Estiveram na solenidade de recepção autoridades como o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, o reitor da UNTL, João Soares Martins, o vice-reitor da UNTL, Afonso de Almeida, o decano da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da UNTL, professor Teodoro Soares, e a representante da Embaixada de Timor-Leste no Brasil, Filomena Noronha Mesquita. Outras autoridades da UFSC presentes no evento incluem o pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus e o secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, além dos diretores dos centros de Educação, Hamilton de Godoy Wielewicki e de Filosofia e Ciências Humanas, Alex Degan.

“Estamos muito felizes com a visita da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, sejam todos bem-vindos e bem-vindas”, saudou o reitor Irineu Manoel de Souza. “Apesar das dificuldades e mesmo em um período de greve, nossos professores, técnicos e estudantes estão aqui em um esforço considerando a grande importância que tem a internacionalização para nossa Universidade”.

Estavam presentes, além das autoridades da UFSC e UNTL, vários estudantes de Timor-Leste. (Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom/UFSC)

O reitor da UNTL, João Soares Martins também destacou a “disposição e boa vontade” da UFSC e salientou a importância da parceria para o “crescimento e sustentação” de seu país. A UNTL é a única universidade pública daquele país e conta com cerca de 25 mil alunos regulares, 43 cursos de graduação, 11 mestrados e 1 doutorado.

A parceria entre a UFSC e a UNTL já proporcionou o intercâmbio de dezenas de professores e estudantes brasileiros e timorenses em oportunidades de mobilidade internacional entre as instituições. Dentre os projetos acadêmicos e científicos em cooperação, houve, entre 2009 e 2016 um programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa; e atualmente há um projeto de cooperação técnica entre docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC e docentes da Faculdade de Artes e Humanidades da UNTL para a implementação de Mestrado em Educação, iniciado em 2023 e que motivou uma visita de comitiva de pesquisadores da UFSC em janeiro deste ano. O Mestrado está sendo coordenado na UFSC pela professora Suzani Cassiani e é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores do Brasil. Atualmente a primeira turma do Mestrado em Educação da parceria conta com 31 estudantes.

De acordo com o superintendente de Pós-Graduação da UFSC, Rui Daniel Prediger, a Universidade e a UNTL também discutem a possibilidade de ofertar uma turma de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação Científica e Tecnológica na instituição timorense. A proposta é coordenada pela professora Patrícia Giraldi da UFSC e o professor Manuel Belo de Carvalho da UNTL, e conta com financiamento do Fundo do Desenvolvimento do Capital Humano, iniciativa do governo daquele país. Espera-se contemplar 15 vagas de doutorado destinadas aos docentes da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da UNTL.

Merita Pereira Gonçalves, fotografada com o professor João Batista Calixto, com o superintendente da PROPG, Rui Predinger e com o reitor e vice-reitor da UNTL, será a primeira doutora em Farmacologia do seu país. Foto: Acervo Pessoal)

“Esta proposta de DINTER foi aprovada em todas instâncias da UFSC e recentemente foi submetida à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e estamos muito otimistas que possa entrar em vigor no próximo ano”, anunciou o superintendente.

A visita à UFSC durante a sexta-feira contou com apresentações sobre a instituição feitas pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE). Houve ainda apresentações da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proafe), de Extensão (PROEX), além de uma visita aos laboratórios da UFSC no Sapiens Parque.

Mayra Cajueiro Warren | mayra.cajueiro@ufsc.br
Jornalista da Agecom | UFSC