SINTER e ASSAF promovem I Futebol de Integração para os Estudantes Internacionais da UFSC
No último domingo, 17 de março, a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Associação dos Angolanos em Florianópolis (ASSAF) – representada pelo membro Nataniel Kuanza – promoveram o I Futebol de Integração para os Estudantes Internacionais da UFSC. O evento fez parte da Recepção aos Estudantes Internacionais do primeiro semestre de 2025, que abrangeu uma série de atividades culturais e de integração.
O I Futebol de Integração aconteceu no Ginásio do Centro de Desportos da UFSC e contou com a inscrição de 77 estudantes internacionais, tanto regulares quanto intercambistas, de diversos países do mundo, além de padrinhos brasileiros dos intercambistas. Alguns participaram dos jogos, enquanto que outros aproveitaram o momento para assistir às partidas e se integrar.
Foram organizadas quatro equipes, “América”, “África”, “Ásia” e “Europa”, todas compostas por pessoas de diferentes nacionalidades e com presença feminina. A equipe América – com participantes do Brasil, da Alemanha, Angola, da França e do Gabão – foi a vencedora do torneio. A artilheira do torneio, com 7 gols, foi a estudante Iadira António Impanta, de Guiné Bissau.
Na ocasião, o ex-presidente e atual membro da ASSAF, Nataniel Kuanza, ressalta que a experiência de formar times com os estudantes internacionais foi muito proveitosa e interessante, possibilitando que pessoas de diferentes nacionalidades, origens, culturas, personalidades e gêneros formassem um mesmo time, o qual contava com ao menos uma pessoa de uma das 13 nacionalidades inscritas no torneio. O principal objetivo, o qual ele adianta ter sido devidamente cumprido, foi proporcionar um momento para que os integrantes pudessem jogar, integrar, celebrar o momento, se divertir por meio do futsal e também fazer novas amizades.
Nataniel também conta que o público presente na torcida, igualmente reagiu positivamente: “Eles festejavam a cada lance bonito durante os jogos, gritava quando um jogador ou uma jogadora driblava e chamavam, até mesmo, pelo nome de alguns jogadores”. Por fim, expressa o sentimento de ter feito parte da organização do torneio e da importância do esporte na integração das diferentes partes do mundo: “Organizar o torneio significou muito para mim, unir e integrar pessoas é algo sensacional, pude ver que através do esporte realmente podemos fazer muitas coisas maravilhosas, seja para o bem da UFSC, de Florianópolis, de Santa Catarina, do Brasil, das Américas, África, Europa, Ásia ou do mundo como um todo, não é à toa que o futebol é o esporte que mais une as pessoas no mundo. O esporte tem esse poder, pode salvar vidas, pode unir pessoas, povos, nações, pode acolher pessoas e mostrar uma nova perspectiva de vida. Agora, o sentimento é de dever cumprido, pois o torneio começou e terminou bem, as equipes estava todas equilibradas, demonstraram bom futebol e ao final, a vencedora foi a que teve o melhor desempenho e a melhor consistência”.
A Diretoria da SINTER e Presidente da Comissão Organizadora da Recepção à Comunidade Internacional 2025.01, Fernanda Leal, destaca que esta atividade é um marco na busca pelo aprimoramento dos eventos de recepção voltados à comunidade internacional: “Nos últimos anos, temos aprimorado o evento de recepção à comunidade internacional com a inclusão de novas atividades culturais. O principal objetivo é contribuir com o acolhimento e a integração dos recém-chegados. Neste semestre, além das atividades de visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa; das oficinas de dança e do passeio pelo Campus, organizamos o Futebol de Integração da Comunidade Internacional da UFSC, em parceria com a ASSAF. A atividade foi uma oportunidade para integrar os estudantes de diferentes nacionalidades e promover o espírito esportivo e cooperativo”.
A SINTER e a ASSAF agradecem a participação de todas e todos e o apoio da direção do CDS e da universidade conveniada Middlebury College, para a realização do evento.