Participe do II Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues

16:47:30

imageO II Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (II ENMP), organizado pela Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM/UFSC) e pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), será realizado nos dias 1 e 2 de setembro de 2025em formato híbrido, com atividades presenciais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e participação online para as comunicações.

O encontro tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a regulamentação das políticas de cooficialização de línguas no Brasil. Este encontro será um espaço de troca de experiências, capacitação e debate sobre a regulamentação e a implementação da cooficialização, seus desafios e oportunidades, reunindo gestores públicos, pesquisadores, educadores, agentes culturais e demais interessados na promoção do multilinguismo brasileiro.

Eixos Temáticos
Os debates do evento estarão organizados nos seguintes eixos:

● Regulamentação das Políticas de Cooficialização: estratégias para a normatização e aplicação das leis municipais de cooficialização.
 Gestão das Línguas em Municípios Plurilíngues: experiências e desafios na implementação de políticas linguísticas municipais.
● Direitos Linguísticos e Cidadania: impacto das políticas de cooficialização na valorização cultural, cidadania e direitos linguísticos.
● Tecnologias e Desenvolvimento Local: ferramentas digitais e políticas públicas para fortalecer o uso das línguas cooficiais.
● Experiências de Cooficialização em Municípios Brasileiros e Internacionais: relatos e estudos de caso sobre a oficialização de línguas em diferentes contextos.

Modalidades de participação:

  • Participação institucional (representantes de municípios com línguas cooficializadas ou em processo de cooficialização);

  • Apresentação de comunicações (submissão de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência);

  • Participação como ouvinte (aberta ao público geral interessado no tema).

     

🚨 Para garantir sua inscrição, acesse o site da Even3

Fique atento aos prazos de submissão!

Cronograma para Submissão de Trabalhos e Inscrições

● Inscrição no evento (ouvinte): até 15 de agosto de 2025
● Inscrição no evento (comunicação): até 15 de julho de 2025
● Prazo para envio de resumos simples (200-300 palavras): 15 de julho de 2025
● Divulgação dos trabalhos aprovados: 31 de julho de 2025
● Submissão dos slides de apresentação: 15 de agosto de 2025
● Submissão do resumo expandido (3-5 páginas): 30 de agosto de 2025


Para mais informações sobre o cronograma e normas de submissão,  confira o site do evento.

Tags: Cátedra UnescoMultilinguismo