UFSC e a COVID-19

19:00:20

A UFSC se adequou ao sistema de ensino remoto e ao trabalho em home office a fim de garantir a segurança da comunidade interna e externa. Além das aulas regulares na modalidade remota, vários cursos de capacitação foram oferecidos aos servidores.

Entretanto, as ações realizadas foram muito além da esfera do ensino. Desde o início da pandemia pesquisadores (docentes, técnicos e estudantes) desenvolveram e continuam desenvolvendo diversos projetos e ações para auxiliar no combate à COVID-19. As ações abrangem diversas áreas do conhecimento e reforçam a importância da interdisciplinaridade  para a solução e minimização de problemas.

Segundo o site de Combate à Pandemia da Covid-19 na UFSC  (https://coronavirus.ufsc.br), destaca-se algumas das várias ações realizadas como:  o mapeamento da pandemia; silenciamento genético de codificadores de proteínas estruturais do vírus SARS-CoV-2; desenvolvimento de kit diagnóstico para Covid-19; modelos matemáticos; atendimento dos profissionais de saúde; identificação de fake news; pacientes em UTI; medidas de segurança; desenvolvimento de aplicativos; estratégias não farmacológicas para a contenção do novo Coronavírus; identificação de vírus e suas mutações e dispersões; impactos psicossociais da pandemia; entre outros. Recentemente, a UFSC em parceria com a prefeitura de Florianópolis, disponibilizou, desde março de 2021, dois pontos fixos de vacinação contra a COVID-19.

Atualmente as atividades da UFSC estão organizadas em três fases, que dependem de um conjunto de indicadores epidemiológicos. A atualização dessas informações e outras sobre quais atividades estão autorizadas, podem ser consultadas no site https://coronavirus.ufsc.br/.

FONTE: https://coronavirus.ufsc.br/numeros-da-ufsc-contra-o-coronavirus/