Estudante do curso de Agronomia do CCA/UFSC é selecionado para o programa de mobilidade Junior Research Lab in Agricultural Transitions (JRL AT) do Institut Agro Montpellier, na França
No mês de junho, o estudante de Agronomia, Bernardo Barbosa Sampaio de Souza, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Campus Florianópolis, foi selecionado para o programa de mobilidade Junior Research Lab in Agricultural Transitions (JRL AT) do Institut Agro Montpellier (IAM), da França. A Chamada de Pré-seleção nº 2/2025/SINTER foi realizada pela Secretaria de Relações Internacionais da UFSC, contemplando estudantes de graduação e de mestrado que poderiam realizar sua candidatura. A Carta de Aceite foi enviada pela Chefe de Mobilidade Acadêmica Internacional do Departamento de Relações Internacionais e Línguas (SRIL) do IAM, Emanuelle Brevier.
A primeira etapa do processo de seleção foi realizada entre 22 e 24 de abril, na qual os estudantes realizaram o envio das informações requeridas pela Chamada, como o currículo e uma carta de motivação redigidos em inglês, ao e-mail da Direção da SINTER. A segunda etapa abarcou a divulgação da pré-seleção, contando com 6 estudantes de graduação e 2 estudantes de mestrado, os quais foram indicados pela SINTER/UFSC para realização da terceira etapa. Neste último momento, os candidatos pré-selecionados passaram por uma entrevista em inglês com a equipe do Institut Agro Montpellier, responsável pela seleção final.
Bernardo Barbosa está no nono período do curso de agronomia e relatou um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional. Estudou a vida toda no sistema público de ensino e, durante o ensino médio, integrou o corpo discente do curso técnico em meio ambiente no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), local responsável por basilar seu pensamento acerca do estudo e do ensino. Ao adentrar na UFSC, foi monitor e integrou projetos de ensino e de extensão, promovendo eventos acadêmicos em escolas públicas de Florianópolis. Na sequência, decidiu fazer um primeiro estágio, que teve duração de dois anos, e desde o ano passado iniciou sua segunda experiência. Em entrevista à equipe da SINTER destaca: “Acho que tudo isso me trouxe um amadurecimento profissional e de relacionamento interpessoal muito grandes. Foi compondo a minha capacidade de conversar, o que foi muito útil durante a entrevista de seleção, mesmo sendo em inglês, eu consegui estruturar o que eu queria falar. Acho que tudo isso mostra como é importante participar de projetos, para além somente das aulas, seja fazendo monitoria, extensão ou estágio, é fundamental”. Ademais, mencionou que ter essas experiências e estar em uma fase mais avançada do curso fez com que tivesse mais confiança e maturidade na etapa da entrevista, tanto em caráter técnico quanto de comunicação. “Considero que foi bem mais tranquilo. Até a questão de saber melhor o que eu queria, tendo mais consciência do meu objetivo”.
A proposta do programa, com início no primeiro semestre letivo 2025-2026, é que os estudantes possam escolher entre uma variedade de temas e realizar seu próprio projeto com o auxílio de pesquisadores seniores. Desta forma, espera-se que a experiência de organizar um projeto do início ao fim, desenvolva múltiplas habilidades do estudante e fortaleça sua capacidade de aprendizagem autônoma e de colaboração grupal. Ademais, à nível técnico e disciplinar, a oportunidade viabiliza a aprendizagem em cenários da vida real, distinguindo-se de uma aprendizagem de estágio habitual, visto que o estudante será capacitado a partir de suas próprias escolhas e responsabilidades.
A prof.ª e coordenadora de internacionalização do Curso de Graduação em Agronomia, do CCA/UFSC, Daniela Aparecida Pacífico, destaca o trabalho da coordenação na divulgação das oportunidades internacionais oferecidas pela UFSC. A criação da coordenadoria foi sugerida em 2022, após avaliação da necessidade do curso em estruturar o diálogo e a comunicação com os estudantes sobre as possibilidades de intercâmbio e de estágios internacionais. No contexto da época, existia uma alta demanda dos estudantes por informações acerca das mobilidades acadêmicas possíveis e das possibilidades de bolsas. Daniela destaca que “o Programa CAPES/Brafagri, cooperação Brasil/França, do qual participam há 15 anos, teve forte influência para criação de uma cultura de internacionalização na agronomia do CCA/UFSC, via intercâmbios simples e de dupla diplomação, financiados pela CAPES. Contudo, a internacionalização do curso não se restringe à França. Nós últimos 5 anos tivemos estudantes de agronomia que estiveram em Portugal, no Chile, na Argentina, nos Estados Unidos e também na Nova Zelândia”.
Com relação à oportunidade divulgada pela Chamada nº 2/2025/SINTER, a coordenadora relata que a mobilidade para o Institut Agro Montpellier (IAM) foi algo muito rápido: “Recebemos a chamada da SINTER no e-mail da coordenação de internacionalização e no e-mail da coordenação de curso e imediatamente fizemos a divulgação no Fórum CAGR da Agronomia, dizendo que os interessados deveriam ser rápidos na organização do dossiê para seleção interna da UFSC”. Bernardo relata que a capacidade de organização foi muito importante ao realizar a candidatura e orienta outros estudantes que têm interesse em participar de oportunidades de mobilidade: “Eu costumo já ter tudo em pastas, documentos pessoais e outros, já tinha um currículo praticamente todo traduzido em inglês. Então eu aconselharia já ter essas coisas básicas, e desenvolver a capacidade de redigir esses textos, como carta de motivação, padronizar e formatar documentos. É importante se preocupar com esse fator no momento de se apresentar, porque a comissão de avaliação vai nos conhecer a partir do material que cada um vai entregar. Isso foi essencial para conseguir enviar tudo rápido, ter as coisas separadas e conseguir gerar outros documentos rapidamente. Já existem modelos de Carta de Motivação que podem facilitar o processo, e depois só precisa adaptar para a oportunidade em si”.
A coordenação destaca a valorização das experiências locais e internacionais durante a graduação, incentivando a participação dos alunos e celebrando a sua inscrição nos processos de seleção. “O Bernardo entrou em contato com a coordenação de internacionalização dizendo que tinha sido aprovado na etapa interna da UFSC. Em seguida teve a etapa externa, realizada pelo IAM. Após essa etapa, e já sabendo do resultado final, ele entrou em contato novamente informando que havia sido aprovado e que não estava acreditando. Sem dúvidas, a aprovação dele em uma seleção deste tipo é um orgulho para nós professores”.

Bernardo Barbosa Sampaio de Souza estudante do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Campus Florianópolis
Bernardo relata que sempre teve vontade de fazer intercâmbio, em razão da troca cultural, linguística e de aprendizagem. Ao ser perguntado sobre as expectativas ele menciona: “Eu estou esperando que seja desafiador, o programa em si é um tanto complexo, mas é isso mesmo, desafios fazem a gente crescer. Mas eu estou empolgado e muito feliz, nunca fui para fora, acho que vai ser interessante, me sinto capacitado e acho que quando eu terminar e ver o projeto concluído, vai ser muito engrandecedor. É uma oportunidade que eu consegui abraçar, a cidade parecer muito bonita, estou com altas expectativas, tem todo o intercâmbio cultural, com pessoas de diversos continentes, e vou ter a oportunidade de desenvolver bastante a língua nesses quatro meses”. Além do programa, o estudante, que já tem conhecimentos avançados da língua inglesa, participará de um curso intensivo de francês durante o primeiro mês, além de vivenciar a experiência prática no dia a dia.
Por fim, a prof.ª Daniela destaca a importância do trabalho atuante realizado pela SINTER, considerando as limitações, sobretudo de abrangência, que os cursos encontram na promoção da internacionalização. Porém, menciona a capacidade que possuem em atuar como ampliadores das oportunidades divulgadas pela SINTER, como nessa seleção em específico que aprovou o Bernardo. “Nós agimos como impulsionadores. Reside aí um potencial enorme da internacionalização da UFSC”. Na perspectiva estudantil, Bernardo deixa como conselho que os estudantes aproveitem essas oportunidades: “Muitas pessoas não aplicam para os programas, às vezes até têm os requisitos necessários, mas não conhecem algumas bolsas ou não acompanham as divulgações que a professora Daniela faz pelo fórum do curso de agronomia. Num geral, não sei quais são as barreiras, mas se for por considerar muito difícil eu aconselho que a pessoa tente. A gente às vezes desacredita, até pensei ‘será que eu vou ou não vou?’, vi que era em inglês e pensei ‘vou tentar’ e deu certo. Também é importante se capacitar, se o pessoal puder aprender, uma nova língua nunca deixa de agregar, se puder usar como ferramenta ainda para se candidatar a um programa desse, a oportunidade vem aí”.
A seleção do estudante emerge no âmbito da parceria universitária para promover intercâmbios de estudantes e professores nas áreas de ciências agrícolas e alimentares entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Institut Agro Montpellier. Com isso, o estudante contemplado fica isento do pagamento de quaisquer taxas referentes à matrícula e à mensalidade, além de receber uma bolsa mensal e auxílio para encontrar acomodação.
E elaboração desta notícia contou com o relato da prof.ª e coordenadora de internacionalização do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Daniela Aparecida Pacífico; do estudante de Agronomia do CCA/UFSC contemplado, Bernardo Barbosa Sampaio de Souza; e com as informações do Programa JRL AT Program do Institut Agro Montpellier.
Entrevista realizada por Morgana Trintin.












