Secretário de Cultura e Secretário-adjunto de Relações Internacionais fazem visita oficial à Universidade Andina do Cusco, no Perú

14:03:00

Visita oficial à Universidad Andina del Cusco, Perú

Entre os dias 25 e 29 de maio, os Professores Paulo Berton, Secretário de Cultura, e André Ramos, Secretário-adjunto de Relações Internacionais, estiveram em visita oficial à Universidad Andina del Cusco (UAN) bem como à região na qual aquela instituição atua intensamente.

Os objetivos da missão foram: (1) firmar o primeiro convênio entre a UFSC e uma instituição regional representativa do sul dos Andes peruanos; (2) estabelecer contato com atividades culturais e artísticas daquela região; (3) sondar áreas acadêmicas de interesse comum e (4) consolidar uma nova parceria de solidariedade internacional e popularização científica sob a estrutura do projeto Imagine, proposto e coordenado pela UFSC.

No primeiro dia, os secretários foram convidados a assistir um espetáculo de danças típicas no Centro Qosqo de Arte Nativo, em Cusco. Nos dias seguintes, fizeram um circuito de visitas a duas comunidades indígenas, Sacclo e Rayanpata, viabilizadas pela UAN e pela administração do município de Calca, que também foi visitado. Nessas visitas, conversaram com lideranças comunitárias, professores e administradores municipais, que serão parceiros no projeto Imagine.

Além disso, realizaram visitas técnicas a quatro sítios arqueológicos incas: Chincero, Ollantaytambo, Machupicchu e Huchu y Qosqo, este último estando em pleno processo de restauração. A equipe local acredita que tal sítio virá a ser ainda mais visitado do que Machupicchu.

Nos dias 28 e 29, ainda participaram de uma série de reuniões com o fim de viabilizar colaborações futuras: Escola de Belas Artes de Cusco; encontro com o Reitor e os vice-reitores da UAC para assinatura de convênio; reunião com os decanos das principais faculdades para estabelecer áreas de interesse comum; e encontro com o setor de Cultura e Artes da UAC, que os brindou com mais um espetáculo de danças folclóricas.

Dessa missão, espera-se muito breve concretizar: intercâmbio de alunos de graduação e Pós-graduação; auxílio na formação de mestres e doutores peruanos e projetos de intercâmbio cultural e científico. Para isso, nos próximos meses, pretende-se realizar na UFSC um encontro com professores, administradores e estudantes interessados para discutir formas de colaboração.