Neste espaço, compartilhamos referências bibliográficas sobre internacionalização da educação superior.
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Acervo digital da Rede de Pesquisadores e Gestores de Internacionalização da Educação Superior da América Latina (REDALINT)
Artigos gerais sobre internacionalização
- De Wit. H. & Altbach, P. (2021). 70 Years of Internationalization in Tertiary Education: Changes, Challenges and Perspectives. In The Promise of Higher Education.
- De Wit, H. (2019). Internationalization of higher education: A critical review. SFU Educational Review, 12(3), 9-17.
- Knight, J. & de Wit, H. (2018). Internationalization of higher education: Past and future. International Higher education, 95, 2-4.
- Knight, J. (2013). The changing landscape of higher education internationalisation – for better or worse?. Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, 17(3), 84-9.
- Knight, J. (2012). Concepts, Rationales, and Interpretive Frameworks in the Internationalization of Higher Education. In Dearforff et al. (Eds.). The SAGE Handbook of International Higher Education. SAGE Publications.
- Knight, J. (2004). Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, 8(1), 5-31.
Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)
- Forim, A. & Rigolin, C. (2022). Um estudo da mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no âmbito dos programas AUGM, Bracol, Bramex e Acordos bilaterais de cooperação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 27(2), 281-304.
- Leal, F.; Prolo, I.; Moraes, M. C. B. & Lima, M. C. (2021). Contribuições Não-Hegemônicas do Programa Escala Gestores y Administradores para a Internacionalização da Universidade. Educação Unisinos, 25, 1-20.
- Leal, F., Moraes, M. C. B. & Lima, M. C. (2020). Questioning the dominant rationality and searching for other forms to internationalize higher education: Insights from the experiences of Brazilian students in Latin American universities. CIHE Perspectives, 18, 25-27.
- Leal, F. (2019). Consorting with a Purpose: The Roles Played by International Consortia of Universities in the Context of Higher Education Internationalization. CIHE Perspectives, 13, Year in Review 2018-2019.
- Oregioni, M. S. (2013). La universidad como actor de la cooperación Sur-Sur: el caso de la Universidad Nacional de La Plata en la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Integración y Conocimiento, 2, 53–67.
Cidadania global
- Pashby, K.; Da Costa, M. Stein, S. & Andreotti, V. (2021). Mobilising global citizenship education for alternative futures in challenging times: an introduction. Globalisation Societies and Education, 19(4): 371-378.
- Stein, S. (2021). Reimagining global citizenship education for a volatile, uncertain, complex, and ambiguous (VUCA) world. Globalisation Societies and Education, 19(3): 1-14.
- Stein, S. & Andreotti, V. (2021). Global citizenship otherwise. In E. Bosio (Ed.), Conversations onglobal citizenship education: Research, teaching and learning (pp. 13-36). Routledge.
- Leal, F. (2018). “Global citizens wanted” (II): confrontando o discurso dominante sobre a internacionalização do currículo na educação superior. Iberoamérica Social.
- Leal, F. (2018). “Global citizens wanted” (I): cidadania global como construto do imaginário moderno/colonial da internacionalização do currículo. Iberoamérica Social.
Ciência sem Fronteiras (CsF)
- Bischoff, V. & Machado. M. (2022). A internacionalização da educação superior brasileira no governo Dilma Rousseff (2011-2014): O caso do programa Ciência sem Fronteiras. Education Policy Analysis Archives, 30.
- Freire Jr., J. C. & Panico, V. F. C. (2021). Programa Ciência sem Fronteiras: Idealização, desenvolvimento e resultados. São Paulo: Cultura Acadêmica.
- Silva, T. & Silva, T. (2021). Estratégias de Internacionalização Brasileiras: AlgumasLições do Ciência sem Fronteiras. Education Policy Analysis Archives, 29(129), 1-18.
- Prolo, I.; Vieira, R; Lima, M. C. & Leal, F. (2019). The internationalisation of Brazilian universities: contributions of the ‘Science without Borders’ Programme. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), 20, 1-27.
- Fagundes, C., Luce, M. & Silveira, P. (2019). A qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no“Ciências sem Fronteiras”. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 27(3-4), 1-24.
- Lingnau, C. & Navarro, P. (2019). Efeitos de sujeição: Programa Ciência sem Fronteiras. Educação, 44, 1-23.
- Athayde, A. & Barbosa, T. (2019). Avaliação de programas governamentais: Ciência sem Fronteiras em foco. Estud. Aval. Educ., São Paulo, 30(73), 224-252.
- Tozini, K. (2017). Motivations to Study Abroad and University Rankings: An Analysis of the Science Without Borders Program. Unisinos. Dissertação de mestrado.
- Cunha, D. A. & Rocha Neto, I. (2016). A importância do programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações. RBPG, 13(30), 131–161.
- Borges, R. A. (2015). A interseccionalidade de gênero, raça e classe no Programa Ciência sem Fronteiras: um estudo sobre estudantes brasileiros com destino aos EUA. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade de Brasília, Brasília.
Mobilidade Acadêmica Internacional, Cotutela e Dupla Diplomação
- Knight, J. (2020). The internationalization of higher education scrutinized: International program and provider mobility. Sociologias, 22(54), 176-199.
- Leal, F. & Ergin, H. (2020). Dual Degree Master Program in International Higher Education: Initial Experiences of the Partnership Between Boston College and Universidad de Guadalajara. Internationalisation of Higher Education: Policy and Practice, 4, 75-91.
- Knight, J. (2017). Are Double/Multiple Degree Programs Leading to ‘Discount Degrees’? In Mihut et al. (Eds.), Understanding Higher Education Internationalization. Sense Publishers, 111-113.
Cooperação Sul-Sul (CSS)
Entrevistas sobre internacionalização
- Leask, B. (2022). Leading and Managing Internationalisation – Crafting Your Own Unique Story: An Interview with Prof. Betty Leask. Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, 3(2), 174-183.
- Leal, F. (2021). Beyond the Dominant Discourse on Internationalization of Higher Education: Interview with Dr. Chrystal George Mwangi, Associate Professor at the College of Education of the University of Massachusetts Amherst. Revista Internacional de Educação Superior (RIESUP), 7, 1-13.
- Knight, J. (2019). Understanding International Program and Provider Mobility in the Changing Landscape of International Academic Mobility (Interview by Laura Baumvol). SFU Educational Review, 12(3), 41-47.
- Leal, F.; Leher, R. & Azevedo, M. L. N. (2018). Perspectivas e desafios para a Educação Superior na América Latina e o Caribe: Entrevista com Roberto Leher, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com comentários de Mário Luiz Neves de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá. Education Policy Analysis Archives, 26, 1-22.
Gestão da internacionalização
- Gacel-Ávila, J. (2020). Key Guidelines for Managing Higher Education Internationalization Strategies in Latin America and the Caribbean. Guadalajara: RIESAL – Universidad de Guadalajara.
- Leal, F.; Paes, R. O. & Moraes, M. C. B. (2020). O secretário-executivo na gestão da internacionalização da educação superior brasileira. Série-Estudos, 25, 153-174.
- Gacel-Ávila, J. (2019). Guía de Fundamentos para la Gestión de las Estrategias de Internacionalización de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Guadalajara: RIESAL – Universidad de Guadalajara.
- Leal, F. & Moraes, M. C. B. (2017). Perspectivas de atuação do secretário executivo na gestão da internacionalização da educação superior. Revista de Gestão e Secretariado, 8, 138-167.
- Leal, F.; Céspedes, R. & Stallivieri, L. (2017). O perfil do gestor universitário de cooperação internacional no Brasil. Internext, 12.
- Oregioni, M. S. & Piñero, F. (2016). Herramientas de Política y Gestión para la Internacionalización Universitaria. Tandil: Grafikart.
Idiomas sem Fronteiras (IsF)
- Abreu-e-Lima, D. & Moraes Filho, W. (2022 ). The Languages without Borders Network in Brazil. World Humanities Report, CHCI, 2022.
- Sarmento, S.; Abreu-e-Lima, D. & Moraes Filho, W. (2016). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG.
- Gimenez, T. & Pinetti Passoni, T. Políticas linguísticas e suas consequências não planejadas: o programa “Inglês Sem Fronteiras” e suas repercussões nos cursos de Letras. Revista Calidoscópio, 14(1).
- Kobayashi, E. (2016). Efeito retroativo de um exame de proficiência em língua inglesa em um núcleo de línguas do programa Inglês sem Fronteiras. Tese de doutorado. Repositório UNICAMP.
- Dorigon, T. (2015). O Programa Idiomas sem Fronteiras Analisado a partir do Ciclo de Políticas. Brazilian English Teaching Journal: Special Edition on the English without Borders Program, 6.
Intercâmbio virtual e Collaborative Online International Learning (COIL)
- Borger, J. (2022). Getting to the CoRe of Collaborative Online International Learning (COIL). Frontiers in Eduation, 7.
- Wimpenny, K., Finardi, K., Orsini-Jones, M. & Jacobs, L. (2022). Knowing, Being, Relating and Expressing Through Third Space Global South-North COIL: Digital Inclusion and Equity in International Higher Education. Journal of Studies in International Education, 26(2), 279-296.
- Hildeblando Júnior, C., Finardi, K. & Kadri, M. (2022). Affordances da COIL para a internacionalização do ensino superior: um estudo de caso. Revista da Anpoll, 53(1), 253-272.
- Vahed, A. (2021) Factors enabling and constraining students’ collaborative online international learning experiences. Learning Environments Research, 25 (3).
- Bruhn, E. (2020). Virtual Internationalization in Higher Education. Innovative Hochschule: digital – international – transformativ. WBV.
Internacionalização crítica
- Oldac, Y.I. (2022). Why not these countries? Epistemic injustice and studying research internationalization of less-studied countries. CIHE Perspectives, 21.
- Romero, S. & Gutiérrez, G. (2022). La Internacionalización de la Educación Superior desde perspectivas descolonizadoras: Una ruta posible. Educación Superior y Sociedad, 34(1), 445-468.
- Stein, S. & McCartney, D. (2021). Emerging Conversations in Critical Internationalization Studies. International Journal of Students’ Research, 11(S1): 1-14.
- Stein, S., Leal, F., Thondhlana, J. & Yuan Ago, C. (2021). A decolonized internationalization. Conclusion: Towards an agenda for the future of internationalization of (higher) education. Deardorff, D., de Wit, H.; Leask, B. & Charles, H. (eds). The Association of International Education Administrators Handbook of International Higher Education. Stylus.
- Stein, S. & McCartney, D. (2021). Emerging Conversations in Critical Internationalization Studies. Journal of Internatioanl Students, 11(S1), 1-14.
- Shahjahan, R. A., Estera, A. L., Surla, K. L., & Edwards, K. T. (2021). “Decolonizing” Curriculum and Pedagogy: A Comparative Review Across Disciplines and Global Higher Education Contexts. Review of Educational Research.
- George Mwangi, C. A. Latafat, S., Hammond, S., Kommers, S., Thoma, H. S., Berger, J., & Blanco-Ramirez, G. (2018). Criticality in international higher education research: a critical discourse analysis of higher education journals. Higher Education, 1-17.
- Stein, S. (2019). Critical internationalization studies at an impasse: Making space for complexity, uncertainty, and complicity in a time of global challenges. Studies in Higher Education, 1-14.
- Leal, F. & Moraes, M. C. B. (2018). Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação Superior. Education Policy Analysis Archives, 26(87), 1-29.
- Andreotti, V. de O., Stein, S., Ahenakew, C. & Hunt, D. (2015). Mapping interpretations of decolonization in the context of higher education. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, 4(1), 21-40.
Internacionalização em casa e do currículo
- Hende, F. M., Whitsed, C. & Coelen, R. J. (2022). An organizational change perspective for the curriculum internationalization process: Bridging the gap between strategy and implementation. Journal of Studies in International Education (published online 12 June 2022).
- Leask, B., Torres-Hernández, M., Bustos-Aguirre, M. & de Wit, H. (2022). Reimaginar la internacionalización del currículo: Mejores prácticas y possibilidades prometedoras. Guadalajara: Universidad de Guadalajara Press.
- Robson, S., Kampff, A., Morosini, M. & Guilherme, A. (2022). Internationalization at home: Policies, practices, and perspectives from the Global North and South. Humanidades & Inovação, 9(2), 12-22.
- Woicolesco, V.; Cassol, C. & Morosini, M. (2022). Internationalization at Home and Virtual: A Sustainable Model for Brazilian Higher Education. Journal of Studies in International Education, 26(1), 1-18.
- Morosini, M., Cassol, C. Elsner, C. & Whitsed, C. (2021). Internationalization of Higher Education: practices and reflections from Brazil and Australia. Porto Alegre, Brasília: EdiPUCRS, Australian Embassy.
- Stein, S. (2021). Internationalizing the Curriculum: Conceptual Orientations and Practical Implications in the Shadow of Western Hegemony. J. J. Lee (Ed.), US Power in international higher education. Rutgers University Press.
- Beelen, J. & Jones, E. (2015). Redifining internationalization at home. The European Higher Education Area. 60-72.
Internacionalização na América Latina
- Castiello-Gutiérrez, S. et al. (2022). Análisis de políticas públicas para la interacionalización de la educación superior en América Latina. INILAT/AMPEI/CIHE-BC.
- Gacel-Ávila, J. (2022). Internacionalización inclusiva en América Latina y el Caribe Desafíos y factibilidad. Revista Educación Superior y Sociedad, 34(1), 401-421.
- Leal, F.; Moraes, M. C. B. & Oregioni, M. S. (2020). Questionando o discurso e a prática de internacionalização da educação superior predominantes na América Latina. Education Policy Analysis Archives, 28.
- Leal, F. & Oregioni, M. S. (2019). Aportes para analizar la internacionalización de la educación superior desde Latinoamérica: Un enfoque crítico, reflexivo y decolonial. Revista Internacional de Educação Superior (RIESUP), Unicamp, 5, 1-19.
- Korsunsky, L. (2019). Internacionalización e integración regional. Percepciones, concepciones y prácticas en las universidades. Neuquén: Editorial EDUCO.
- Conci, M. C. et al. (2018). Desarrollo de la Internacionalización de la Educación Superior Pública de la Región Centro del País en el Período 2005 -2015. Villa María: Universidad Nacional de Villa María.
- Oregioni, M. S. & Taborga, A. M. (2018). Dinámicas de Internacionalización Universitaria en América Latina. Tandil: Grafikart.
- Gacel-Ávila, J. (2018). La educación superior, internacionalización e integración regional de América Latina y el Caribe. IESALC-UNESCO y Universidad Nacional de Córdoba.
- Araya, J. & Oregioni, M. S. (2015). Internacionalización Universitaria en el marco de la Integración Regional. Tandil: Grafikart.
- Araya, J. (2015). Aportes para los estudios sobre Internacionalización de la Educación Superior. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.
- Tangelson, G. (2014). Desde el Sur: miradas sobre la Internacionalización. Remedios de Escalada: Ediciones de la UNLa.
- Gacel-Ávila, J. (2011). La dimensión internacional de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. 1. ed. Guadalajara: RIESAL – Universidad de Guadalajara.
Internacionalização no Brasil
- Amorim, G. & Finardi, K. (2022). The road(s) not taken and internationalization in Brazil: journey or destination? Acta Scientiarium Education, 44, 2-13.
- Finardi, K., Mendes, A. C. & Da Silva, (2022). Tensões e direções das internacionalizações no Brasil: Entre competição e solidariedade. Education Policy Analysis Archives, 30.
- Knobel, M., Lima, M. C.; Leal, F. & Prolo, I. (2020). Desenvolvimentos da Internacionalização da Educação Superior no Brasil: da Mobilidade Acadêmica Internacional à Institucionalização do Processo na Universidade. ETD: Educação Temática Digital, 22, 672-693.
- Ergin, H. & Leal, F. (2019). New attempts of emerging countries to internationalize higher education: The cases of Turkey and Brazil. CIHE Perspectives, 13, Year in Review 2018-2019.
Internacionalização na UFSC
Internacionalização e Covid-19
- Castiello-Gutiérrez, S., Pantoja Aguilar, M. P., & Gutiérrez Jurado, C.E. (eds.) (2022). Internationalization of Higher Education after COVID-19: Reflections and New Practices for Different Times. Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla.
- Woicolesco, V., Morosini, M. & Marcelino, J. Covid-19 and the crisis in the internationalization of higher education in emerging contexts. Policy Futures in Education, 20(4), 433-442.
- Leal, F. (2020). Covid-19 is a wake-up call for Brazil’s Universities. University World News.
- Altbach, P. & de Wit, H. Covid-19: The internationalization revolution that isn’t. International Higher Education, 102, Special Issue.
Internacionalização e extensão universitária
Internacionalização e refugiados
Internacionalização para a sociedade
- Jones, E., Leask, B., Brandenburg, U. & de Wit, H. (2021). Global Social Responsibility and the Internationalisation of Higher Education for Society. Journal of Studies in International Education, 4, 1-18.
- Brandenburg, U., de Wit, H., Jones, E., Lesk, B. & Drobner, A. (2020). Internationalisation in Higher Education for Society (IHES) concept, current research and examples of good practice. DAAD Studies.
Políticas linguísticas e multilinguismo
Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)
- Feitosa, L. R. C.; Hostensky, E. L. & Santos-Dias, D. (2023). Acolhimento e experiências de estudantes internacionais do Programa PEC-G: Desafios e possibilidades na internacionalização do ensino superior. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 27(2), 16-34.
- Macedo, S. (2022). Internacionalização do ensino superior e cooperação educacional: o caso do PEC-G na voz dos estudantes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, 27(2), 305-325.
- De Lima Júnior, A. F. & Stallivieri, L. (2020). Programas de mobilidade acadêmica internacional como instrumentos de promoção do desenvolvimento internacional: O caso do PEC-PG. Education Policy Analysis Archives, 28(74), 1-34.
- Leal, F. & Moraes, M. C. B. (2018). Higher Education, South-South Cooperation and Brazilian Foreign Policy: analyzing the Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G). Revista Internacional de Cooperación y Desarrollo, 5, 12-30.
- Có, J. P. (2011). Filhos da independência: etnografando os estudantes Bissau-guineenses do PEC-G em Fortaleza-CE e Natal-RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação de mestrado.
Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt)
- Rosa, C. C., Stallivieri, L. Dalmau, M. B. L. & Tosta, K. C. B. T. (2022). O perfil dos gestores do Programa Institucional de Internacionalização. (CAPES-PrInt). Revista Estudos e Pesquisasem Administração, 3, p. 1-2.
- Alves, D., Mourão, V., Oliveira, M. & Querino, L. (2021). A internacionalização do programa Capes-PrInt. CTC em foco, 4, 38-44.
- Wood Jr., T. (Preprint, 2022). Multidimensional impact of research: Analysis of Capes-PrInt FGV Projects.
Rankings internacionais universitários
- Finardi, K. (2022). As línguas e rankings no Oscar da internacionalizaçãodas produções científicas latino-americanas. Estudos linguísticos, 51(1), 147-161.
- Shahjahan. R. & Baizhanov, S. (2021). Global university rankings and geopolitics of knowledge. In R. Tierney, F. Rizvi, K. Ercikan & G. Smith (Eds.), International Encyclopedia of Education. 4th ed. Oxford, UK: Elsevier Publishers.
- Shahjahan, R., Estera, A. & Vellanki, V. (2021). Global university rankings’ visual media, cartography and geopolitics of knowledge. In: Global University Rankings and Politics of Knowledge. Chapter: 3. University of Toronto.
- Leal, F.; Stallivieri, L. & Moraes, M. C. B. (2017). Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem? Revista Internacional de Educação Superior (RIESUP), 4.
UNILA e UNILAB
- Pereira, D.; Honório, K. & Fortes, L. (2022). Internacionalización e Interculturalidad: La experiencia de la UNILA. Educación Superior y Sociedad, 34(1), 553-584.
- Lima, M. C.; Prolo, I. Assumpção, S. R. B. & Leal, F. (2021). Unilab 10 anos: Gênese, desafios e conquistas. Blumenau: Editora da Furb.
- Prolo, I., Leal, F., Lima, M. C. & Moniz, G. C. (2020). The Role of the University in the Integration of International Border Territories. Connection Scientific Journal, 3, 1-12.
- Lima, M. C.; Ricobom, G. & Prolo, I. (2020). Unila: Uma universidade necessária. Buenos Aires, Brasília: Clacso, Capes.
- Abba, J. & Corsetti, B. (2016). Contribuições para uma internacionalização da educação superior desde e para América Latina. A experiência da UNILA e da ELAM. Educação por escrito, 7(2), 181-200.