SINTER promove o 1º Seminário de Internacionalização da UFSC

Lúcia Pacheco (vice-reitora), John Loveday (coordenador da USAC) e Prof. Pinheiro (secretário de Relações Internacionais)

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou, no dia 13 de março, na Sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos, o “I Seminário de Internacionalização da UFSC”.

Além da equipe da SINTER, o evento contou com a participação da vice-reitora, Lúcia Pacheco, e os seguintes dirigentes da Administração Central: Lauro Mattei, pró-reitor de Assuntos Estudantis (PRAE); Joana Pedro, pró-reitora de Pós-Graduação (PROPG); Rogério Luiz de Souza, pró-reitor Adjunto de Graduação (PROGRAD); Jamil Assereuy, pró-reitor de Pesquisa (PROPESQ); e Paulo Berton, secretário de Cultura (SECULT).

Na apresentação do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, secretário de Relações Internacionais, foram expostos os desafios, os objetivos e as metas da SINTER nesta gestão, bem como os dados atuais em relação aos convênios estabelecidos com instituições de ensino internacionais e demais programas de intercâmbio administrados pela Secretaria.

O professor André Ramos, secretário-adjunto de Relações Internacionais, por sua vez, apresentou à Administração Central o Projeto de solidariedade internacional Imagine, que visa à inclusão científica e ao intercâmbio cultural entre os povos.

Representantes da Administração Central, servidores da SINTER, alunos e professores da USAC

Ao final das apresentações, foi aberto um espaço para discutir sobre a internacionalização da UFSC. As contribuições da Reitoria, das Pró-Reitorias e Secretarias foram muito relevantes. Nas palavras da vice-reitora: “A SINTER deve ter um modelo de futuro ambicioso”.

Ao final do evento, os estudantes da University Studies Abroad Consortium (USAC) em intercâmbio na UFSC neste semestre foram apresentados aos representantes da Administração Central.