Secretaria de Relações Internacionais dá boas-vindas aos novos estudantes estrangeiros

São 188 alunos de intercâmbio, representando 22 países no total, entre eles Alemanha, Cabo Verde, Bélgica e Inglaterra. Fotos: Wagner Behr/AGECOM

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu as boas-vindas, na última sexta-feira, dia 15, aos estudantes estrangeiros que farão intercâmbio na Universidade durante este semestre. São 188 alunos (16 do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação, 14 do Programa Escala Estudantil da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e 158 de Programas de Intercâmbio bilaterais), representando 22 países no total, entre eles Alemanha, Cabo Verde, Bélgica e Inglaterra.

A Reitora Roselane Neckel, presente na primeira parte do evento, ressaltou a satisfação em receber tantos alunos de intercâmbio. “Um dos maiores desafios das universidades federais brasileiras atualmente é a internacionalização. Todos vocês estão concretizando isso na UFSC e cada um é embaixador de seu país de origem e um multiplicador de conhecimento”, disse. Estiveram presentes, também, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, o Secretário-Adjunto de Relações Internacionais, André Ramos, e a responsável pelo intercâmbio de alunos internacionais (Incoming), Elenir Vieira.

Além das saudações iniciais de boas-vindas em português, já que a maioria dos alunos é fluente em nosso idioma oficial, Elenir fez uma abordagem geral dos tópicos que os intercambistas precisam saber: localização do escritório da SINTER, o registro necessário na Polícia Federal, matrícula na Universidade (que acontece entre os dias 18 e 20 de março), período letivo (18 de março a 18 de julho), possibilidade de prorrogação do intercâmbio por mais seis meses, serviços oferecidos aos alunos da UFSC (Hospital Universitário, Biblioteca Universitária, LabUFSC, Restaurante Universitário), cartão de ônibus para estudante, atividades extracurriculares, moradias na região universitária, operadoras de celular, entre outros. A SINTER também criou um grupo no facebook (http://www.facebook.com/groups/intercambio2013ufsc/?fref=ts) para reunir todos os estudantes de intercâmbio de 2013.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-8739, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Fonte: AGECOM