UFSC participa do Symposium Encounter Brazil-Europe

image_miniA Coordenadora Administrativa da Secretaria de Relações Internacionais, Fernanda Leal, representou a UFSC no Symposium Encounter Brazil-Europe, que aconteceu no contexto da Feira de Graduação e Pós-graduação para Estudos na Europa (Euro-Pós), no dia 28 de novembro, em São Paulo.

O evento, organizado pelas agências oficiais Nuffic Neso Brazil (Holanda), Campus France (França) e DAAD (Alemanha), reuniu representantes de universidades e órgãos governamentais holandeses, franceses e alemães com representantes de universidade e órgãos governamentais brasileiros, com o objetivo de promover discussões relacionadas à internacionalização da educação superior no contexto desses países.

Após a abertura do evento pelos representantes das três agências, foi promovido um speed networking, por meio do qual as universidades brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar-se às universidades estrangeiras e discutir possibilidades de cooperação.

Posteriormente, foram realizadas duas mesas redondas. Na primeira, Government role in leading the internationalization of higher education (O papel do governo na condução da internacionalização da educação superior), que contou com a participação do coordenador geral do Programa Ciência sem Fronteiras no CNPq, Sr. Geraldo Nunes Sobrinho; do diretor de Relações Internacionais da CAPES, Sr. Luis Filipe de Miranda; do secretário nacional do Departamento de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Sr. Marcos André Carvalho, e de outras autoridades estrangeiras, foram discutidas questões sobre os programas Ciência sem Fronteiras (do Governo Federal Brasileiro) e Erasmus Mundus Plus (da União Europeia), que estão entrando em sua segunda fase. Também foi apresentado o Programa Conexão Cultura Brasil (do Governo Federal Brasileiro).

Segundo os participantes da mesa, a segunda fase do programa Ciência sem Fronteiras, que terá duração de quatro anos, concederá o mesmo número de bolsas da primeira fase (100 mil bolsas) e terá maior enfoque em mobilidade de pós-graduação, com inclusão da mobilidade de mestrado e acordos de cooperação entre as universidades brasileiras e estrangeiras. A segunda fase do Programa Erasmus Mundus Plus, por sua vez, terá maior enfoque na mobilidade de staff, por conta da limitação de recursos orçamentários. O Programa Conexão Cultura Brasil, por fim, que iniciou em novembro e tem como meta divulgar a cultura brasileira no mundo, promoverá a mobilidade para o exterior de 4.000 brasileiros em 2015, que participarão de formação artística, eventos culturais, rodadas de negócios etc.

Na segunda mesa, “Employers’ view on studies abroad: Impact of education abroad on career development” (A visão dos empregadores sobre o intercâmbio: Impacto da educação no exterior no desenvolvimento da carreira), que contou com a participação de representantes de multinacionais com filial no Brasil, como a Heinkein e a Decathlon, foi enfatizado que as multinacionais têm buscado, em seus programas de trainees, profissionais que com experiência educacional no exterior.

10822645_10204729611335440_714302605_n 10834158_10204729614855528_2143130291_n 10836143_10204729611495444_979653922_n