‘The World Academy of Science’ confere título de membro afiliado a professor da UFSC

À direita, Marcelo Farina.Marcelo Farina, professor e secretário-adjunto da Secretaria de Relações Internacionais,  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi nomeado membro afiliado da The World Academy of Science (TWAS), em solenidade que ocorreu em Viena, Áustria, no dia 20 de novembro.

Para o professor, essa nomeação representa um reconhecimento internacional muito importante: “Sou de um país em desenvolvimento e, assim como vários colegas, conheço muito bem os inúmeros obstáculos relacionados a fazer pesquisa científica como professor universitário brasileiro. Apesar das dificuldades, seguimos em frente, pois sabemos que o conhecimento científico e tecnológico será crucial na tomada de decisões em situações críticas, como acidentes ambientais, epidemias, mudanças climáticas, etc. É uma pena que muitos, incluindo gestores do dinheiro público, não compreendam que apoiar a ciência é uma questão de sobrevivência.”

A TWAS se caracteriza por fomentar pesquisas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à diminuição da pobreza mundial,  à igualdade — temas que o professor considera cruciais: “Fazer parte desta Academia me estimula a um efetivo engajamento em prol da pesquisa e formação de recursos humanos com especial foco nesses objetivos”.

Em 2015, Marcelo também se tornou membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia de diplomação ocorreu na UFSC, em 17 de setembro. Confira a reportagem aqui.

Mais informações sobre a trajetória acadêmica do professor do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas (CCB) estão disponíveis aqui.

Sobre a TWAS

A TWAS é uma entidade voltada ao avanço da ciência em países em desenvolvimento. Seu objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável através da pesquisa; promover excelência em pesquisa científica em países em desenvolvimento; empregar a pesquisa científica na abordagem dos desafios globais.

A Academia foi fundada em 1983, por um grupo de cientistas de países em desenvolvimento, sob a liderança de Abdus Salam, físico paquistanês ganhador do Prêmio Nobel. Hoje, a TWAS tem cerca de 1.150 membros nomeados, de mais de 90 países; 16 deles são ganhadores do Prêmio Nobel. A sede da Academia está localizada em Trieste, Itália, no Centro Internacional de Teorias Físicas Abdus Salam.

Mais informações no site da TWAS.