Secretário de Relações Internacionais da UFSC participa de missão promovida pelo GCUB e OEA em Washington (EUA)

08:36:37

FotorCreatedO Secretário de Relações Internacionais, Prof. Aguinaldo R. Pinto, participou de uma missão a Washington (EUA) promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a UFSC é membro associado. O GCUB é uma associação fundada em 2008 e composta por 72 universidades brasileiras – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Esta missão contou com forte presença brasileira, havendo a participação de Reitores, Pró-Reitores  e Assessores de Relações Internacionais de diversas Universidades brasileiras.

Nos dias 14 e 15 de março de 2016 ocorreu o 4º Seminário de Internacionalização Universitária, durante o qual se discutiu práticas e estratégias que venham a contribuir para o desenvolvimento do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação das Américas. Prestigiados especialistas de diversas organizações de diferentes países estiveram presentes e compartilharam informações pertinentes e atualizadas com os demais participantes do seminário através de mesas-redondas e palestras. Os temas principais do seminário foram inovações em pesquisa na area de saúde, o aumento da mobilidade acadêmica ao nível de graduação e pós-graduação entre os países americanos, bem como o papel das universidades para se alcançar os “17 Objetivos  de Desenvolvimento Sustentável Propostos pela ONU”, que devem ser implementados por todos os países até 2030.

Entre os dias 16 a 18 de março teve lugar o Workshop de Trabalho PAEC OEA-GCUB 2016, durante o qual se discutiu o Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA-GCUB) e o papel da OEA, GCUB, OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e das Universidades participantes, bem como se debateu e aprovou o Edital do Programa PAEC 2016. O Programa PAEC OEA-GCUB visa oportunizar a estudantes com nacionalidade e/ou residência nos Estados membros da OEA, com exceção do Brasil, realizar estudos de pós-graduação em universidades brasileiras. O GCUB e a OEA fomentam o Programa, mas são as universidades brasileiras que fornecem as vagas e as bolsas aos alunos. Atualmente há mais de 1.500 bolsistas PAEC no Brasil. A seleção dos candidatos é feita em 3 etapas: primeiro é feita a verificação da consistência documental, etapa conduzida pela OEA e GCUB, seguido da análise do mérito e admissibilidade pelas universidades de destino, sendo a última etapa conduzida pela Comissão Assessora de Avaliação, nomeada pelo GCUB-OEA. Conforme o site do Programa, “o objetivo da iniciativa é promover a maior integração das universidades brasileiras na região, incentivando o intercâmbio científico e cultural, melhorando a mobilidade estudantil internacional e apoiando o desenvolvimento humano de indivíduos notáveis nas Américas.” A UFSC tem participado deste Programa desde 2013, oferecendo anualmente aos candidatos duas bolsas de mestrado e uma de doutorado.

A participação da UFSC nesse Programa está em consonância com sua política de relações internacionais, uma vez que um dos principais objetivos de internacionalização é proporcionar solidariedade aos povos com os quais podemos aportar inovação científica e tecnológica, e formação de pessoal. A presença de estudantes internacionais na UFSC também qualifica o ambiente acadêmico e promove a internacionalização dos Programas de Pós-graduação, quesito muito valorizado pela CAPES em suas avaliações.