NILT lança segunda edição do curso “Caminhos e perspectivas de estudar na Itália”

10:00:25

SINTER

O Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER) promove o curso “Caminhos e perspectivas de estudar na Itália – leitura e compreensão de editais em língua italiana – 2ª edição”. A iniciativa tem o objetivo de instrumentalizar graduandos, pós-graduandos, técnicos e professores para a compreensão de editais de bolsa de estudo em instituições educacionais italianas. 

Dada a oferta de bolsas do governo italiano para intercâmbio de graduação, pesquisas de pós-graduação e intercâmbios culturais, pretende-se que os alunos, ao final deste curso, possam: 1) localizar facilmente editais de bolsas de estudo do governo italiano; 2) compreender o sistema educacional superior italiano; 3) conhecer as principais provas de proficiência em língua italiana; 4) reconhecer características de um edital, em língua italiana; 5) preencher autonomamente fichas de inscrição.

O curso será ministrado pelos professores Cleide Giacomelli Borraz e Telmo Clos Ambrosini e a atividade é coordenada pela professora Dra. Daniela Bunn (MEN/CED). Os alunos homologados receberão o link de acesso no dia 07/02 e o espaço Moodle será aberto no dia 08/02. As aulas síncronas acontecerão via Plataforma BBB do Moodle em três encontros semanais, às terças-feiras, das 10h às 11h30, nos dias 15/02 (Módulo 1), 22/02 (Módulo 2 e 3), depois do recesso de carnaval no dia 08/03 (Módulo 4) e o curso será encerrado no dia 14/03. 

O primeiro módulo do curso apresenta a pergunta “Por que estudar na Itália?” e faz uma breve apresentação do sistema italiano de educação superior, da divisão do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) e das principais certificações de língua italiana. No segundo e terceiro módulo, é apresentado um edital do governo italiano ofertado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI), com exploração de vocabulário e instrumentalização sobre aspectos da língua italiana. No quarto módulo será apresentado como preencher os principais dados em fichas de inscrição e de pedido de equivalência de estudo, além de informações básicas sobre visto estudantil. 

As inscrições vão de 24/01 a 06/02 e o curso dispõe de 50 vagas. Não é necessário ter conhecimento prévio da língua italiana e o edital promovido pelo Governo Italiano tem limitação de idade. Acesse aqui para se inscrever.  

 

Tags: NILT